Capacitação visa reduzir a mortalidade neonatal e preparar equipe para emergências com recém-nascidos
O Hospital Regional de Vilhena (HRV) realiza nesta quarta e quinta-feira, 23 e 24, o curso de reanimação neonatal para profissionais de saúde que atuam na UTI Neonatal, Centro de Parto Normal e Maternidade.
O curso é ministrado pelo instrutor da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Dr. Adenilson Oliveira Gomes e acontece no auditório do HRV. O objetivo é capacitar os profissionais de saúde para que estejam aptos a atender os recém-nascidos, pré-termo tardio, de termo e pós-termo, numa eventual emergência.
A importância do curso é diminuir a mortalidade neonatal. Quando a gente fala em capacitar profissionais, a gente tá falando de reduzir mortes evitáveis de recém-nascidos. É isso que esse curso vai oferecer: conhecimento técnico e científico adequado aos profissionais para intervirem de forma adequada para salvar vidas”, disse Felipe Thiago, supervisor assistencial do OSS que administra o Hospital Regional.
Conforme o supervisor, dezesseis profissionais, divididos em duas turmas com oito participantes cada, fazem o curso com aulas teóricas e práticas, nesta primeira etapa. Mas, o objetivo é que todos os profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem) que atuam na Ala Materno Infantil passem pelo treinamento.
*Semcom*