Wesley Germiniano representa o governador na primeira etapa do Programa de Visitação em Terras Indígenas em Vilhena

Com foco no fortalecimento do etnoturismo em Rondônia, o secretário regional de Vilhena, Wesley Germiniano, representante do governador Marcos Rocha, participou da primeira etapa do Programa de Visitação em Terras Indígenas, realizada entre os dias 8 e 11 de abril, nas aldeias Inajá e Sowaintê, em Vilhena, no Cone Sul do Estado.

A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável nas comunidades indígenas, respeitando as tradições e modos de vida dos povos originários, ao mesmo tempo em que proporciona geração de renda e valorização cultural.

Instituído por meio da Portaria nº 14, de 7 de fevereiro de 2025, o Programa de Visitação em Terras Indígenas é coordenado pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), em parceria com cinco instituições, Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM/RO), Emater-RO, Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Superintendência do Indígena (SI).

A primeira etapa consiste no diagnóstico das comunidades, com levantamento sobre infraestrutura, oferta de artesanatos, segurança e capacidade de recepção aos turistas. A ação também inclui escuta ativa com lideranças locais e avaliação das potencialidades turísticas.

“É uma honra representar o governador nessa ação que une preservação cultural e desenvolvimento econômico. O Cone Sul tem grande potencial e as comunidades indígenas são parte essencial dessa construção”, destacou Germiniano.

Ao todo, o programa contempla 17 comunidades indígenas em sete municípios rondonienses, entre eles Vilhena, que se destaca por sua diversidade e riqueza cultural. As próximas etapas do programa incluem mentorias, capacitações e a criação de um roteiro etnoturístico integrado.

 

Assessoria



Noticias