O lançamento aconteceu na segunda-feira e reuniu autoridades e dezenas de pequenos produtores na sede da Ascuv
Dezenas de pequenos produtores rurais se reuniram na tarde da segunda-feira, 10, na sede da Associação de Chacareiros União da Vitória (Ascuv), para acompanharem o lançamento da segunda etapa do Projeto Porteira Adentro. O programa, desenvolvido pela Prefeitura de Vilhena, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), oferta diversos serviços e assistência aos produtores.
De acordo com a Semagri, as comunidades que recebem o Porteira Adentro recebem serviços como gradagem, manutenção de estradas, destocamento, abertura de tanques de peixes, implantação de bebedouros para gado, transporte de adubo, calcário e realização de aterro com caminhão caçamba, entre outros atendimentos.
O secretário municipal de Agricultura, Gilvaneo da Veiga, ressaltou os avanços da primeira etapa do projeto, que, ao longo de aproximadamente 40 dias, beneficiou os agricultores da Associação Aspergau, na região do Posto Gaúcho. As melhorias implementadas proporcionaram condições mais adequadas para as famílias aumentarem a produção e garantirem o escoamento de seus produtos.
“Saímos na sábado da Aspergau, onde fizemos muito por aquela associação que recebeu o Porteira adentro pela primeira vez, e apesar das chuvas conseguimos tender a todos de forma satisfatória. E agora, vamos iniciar os trabalhos aqui, na Ascuv. Uma associação grande, com mais de 700 famílias”, afirmou o secretário, evidenciando que os trabalhos irão atender os produtores da agricultura familiar que precisam do apoio da prefeitura.
O encontro contou também com a presença do vice-prefeito Aparecido Donadoni, do deputado estadual Luizinho Goebel, dos vereadores Jander Rocha e Rose Batista, da representante da EMATER Joice Martins, e do presidente da Ascuv Ademir Machado.
Já beneficiada pelo Programa Porteira Adentro em outra ocasião, a chacareira Ivoni Wagner se declarou ansiosa pela ação. Ela cultiva frutas como amora, morango, framboesa, coco e limão em sua propriedade e com esses produtos, ela prepara geleias e doces que vende nas feiras do município. Agora, Ivoni está esperançosa e aguarda os benefícios do programa para aprimorar sua produção.
“O Porteira Adentro para mim foi muito bom. Foi por meio dele que eu fiz estrada dentro da minha chácara, com cascalho, pois aqui é bem arenoso e dificultava entrar com o carro. Também consegui um pouco de calcário que me proporcionou fazer a correção de algumas partes da chácara”, declarou Ivoni Wagner.
Gilvaneo da Veiga explicou que neste momento a prefeitura não compra o calcário, mas disponibiliza o transporte, isentando os produtores do pagamento do frete, o que reduz significativamente o valor desembolsado pelo agricultor.
*Semcom*