
As aulas nas escolas rurais das redes estadual e municipal de Cacoal (RO) foram suspensas após as fortes chuvas, que alagaram estradas, cobriram pontes e causaram vários prejuízos à população na última semana. Nas redes sociais, o prefeito Adailton Fúria (PSD) informou que as aulas devem retornar apenas no dia 24 de fevereiro.
Segundo o prefeito, a decisão foi tomada após recomendação da Defesa Civil, que monitora as condições climáticas e os riscos em pontes, bueiros e estradas vicinais. Atualmente, o transporte escolar atende cerca de 2.800 crianças em um percurso de 1.500 km, com 75 ônibus em circulação.
Ainda segundo Fúria, a Defesa Civil também avaliará a situação das escolas da área urbana. Além disso, há preocupação com a elevação do nível do rio Machado e possíveis locais de risco de alagamentos.
O governo do estado também suspendeu as aulas na área rural. De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) de Cacoal (RO), Célia Klein, os alunos da rede estadual não terão prejuízos com a suspensão das aulas, especialmente aqueles que moram na área rural, mas estudam na cidade.