
Cerca de 10 famílias estão ilhadas na zona rural de Rolim de Moura (RO) desde a última quinta-feira (13), após as fortes chuvas que atingiram Rondônia. O rio São Pedro, que corta a região, transbordou e cobriu o principal acesso à comunidade.
Moradores relataram à Rede Amazônica que essa não é a primeira vez que enfrentam o isolamento por causa das chuvas. Durante a pandemia de Covid-19, algumas famílias também ficaram semanas sem conseguir sair do local.
Uma das moradoras afetadas informou que costuma ir à cidade aos domingos para fazer compras do mês. No entanto, neste domingo (16), não conseguiu acessar a área urbana por terra, restando apenas uma alternativa de barco.
“O dinheiro, a gente tem para comprar. O problema é atravessar, como que atravessa?”, desabafou uma moradora.
A população afirma que enfrenta essa situação todos os anos e que já solicitou à prefeitura um barco para auxiliar no período das chuvas, mas nunca obteve resposta. Além disso, segundo os moradores, o isolamento prejudica os alunos da região, que dependem do transporte escolar para frequentar as aulas.
“Se tivesse um barco aqui para atravessar, pelo menos, seria muito bom, porque amanhã meu esposo vai trabalhar […] E eu morro de medo. Falei para ele ter cuidado, porque tem peixe elétrico, tem raia, é bem perigoso”, relatou outra moradora.
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Rolim de Moura, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.