O Parque de Exposições de Vilhena tem mais de 40 anos de história, só que ao longo dos anos a administração pública vem abandonando. Entra e sai prefeito e pouca coisa é definida em relação ao uso desse gigante espaço, formado por uma área de mais de 27 hectares, administrado até pouco tempo, pelos Agropecuaristas de Vilhena desde 1996.
Esse grande espaço com estrutura formidável as vezes é usado para esporádicos eventos, deixando a desejar, convertido em alvo de vândalos e as vezes esquecido pela administração de plantão que não tem nem projeto de revitalização do espaço.
Pior de tudo, aparecem empresas mal intencionadas que realizam eventos e desaparecem dando calotes até nas pessoas que contratam para auxilia-los.
Assim uma empresa particular no transcurso destes primeiros dias do ano 2025, pediram do Corpo de Bombeiros a licença para a realização de um evento com participação de uma dupla de renome nacional, más depois de uma vistoria ao local por uma comissão do Corpo de Bombeiros comandados pelo Major BM Bueno, Diretor de Atividades Técnicas da 3ª DAT, constatou a situação precária do espaço que seria usado para o Show.
Após a constatação das péssimas condições das arquibancadas, Camarotes, escadas e passarelas metálicas com faltas de manutenção geral, estando nessas mesmas condições as instalações hidráulicas tanto nos pavimentos superiores e inferiores, sistema de proteção contra incêndio, descargas atmosféricas e pânico e reparos no sistema elétrico, o Major e a comissão decidiram notificar a empresa através do auto de Infração 1157, para interdição do local, até que todas as exigências sejam sanadas.
O Major Bueno diz para nossa reportagem que o local de interdição, não se dá encima de toda a área do parque, mas sim num espaço de 5.061,62 metros quadrados, correspondente a arena, arquibancadas e camarotes do local especifico onde será realizado o Show.
O Major Bueno ressalta que o Corpo de Bombeiros entre as múltiplas missões cuida da segurança das atividades que marcam a vida social do cidadão rondoniense sendo nossa missão: “Contribuir para proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente a fim de garantir a prestação de serviços do bombeiro militar e de defesa civil à sociedade”. Concluiu o Comandante.
A nossa reportagem também constatou o apodrecimento geral das madeiras, as péssimas condições dos banheiros com buracos expostos das fossas sépticas e filtrações de água por toda a estrutura.
Autor: Osias Labajos