Mais uma vez, Rondônia é destaque na produção de cacau com sustentabilidade e qualidade, apoiada pelo governo de Rondônia, e irá em busca de manter o título de melhor cacau do Brasil. Quatro produtores do estado são finalistas no Concurso Nacional do Cacau Especial 2024, que nesta sexta edição, acontecerá em novembro, em Belém (PA), reunindo produtores de todo o país, para premiar as melhores amêndoas.
Em 2023, foi de Rondônia o título de Melhor Cacau do Brasil no concurso, com o primeiro lugar nas categorias Varietal e Mistura (Blend), e todos os esforços concentram-se para manter esse destaque nacional. Este ano, irão representar a produção de Rondônia no concurso, os seguintes produtores:
- Luiz Carlos Pereira, de Ouro Preto do Oeste (RO);
- Mauro Celso Tauffer, de Buritis (RO);
- Gilmar Lúcio da Silva, de Jaru (RO);
- Robson Tomaz de Castro Calandrelli, de Nova União (RO).
FORTALECIMENTO
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que o governo do estado está promovendo incentivo contínuo para fortalecer a produção de cacau. ‘‘As ações do governo de Rondônia valorizam a dedicação dos produtores em trabalhar com sustentabilidade e alta qualidade; e as premiações mostram Rondônia colhendo bons resultados desses investimentos, e em evidência no Brasil. Isso é muito importante para fortalecer a vocação do nosso estado como produtor de alimentos, e gerar desenvolvimento’’, afirma.
O secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, acrescentou que a produção de cacau em Rondônia é tão relevante no estado, que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu, em novembro de 2023, o selo de Indicação Geográfica, sinalizando para o Brasil, que o estado é referência nesta cadeia produtiva. ‘‘Rondônia está vivendo uma jornada muito feliz na produção de cacau, com estímulo às melhorias práticas de produção, que tem resultado em reconhecimentos e premiações’’, assegura.
Rondônia é o 4º maior produtor de cacau do Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na região Norte, ocupa o 2º lugar. Segundo a Seagri, o cacau é cultivado em mais de 2,3 mil propriedades no estado. Uma cultura, que para o secretário, tem prosperado com o trabalho conjunto entre órgãos governamentais, instituições de pesquisa, empresas privadas e agricultores.
Entre as ações do governo de RO em prol da cacauicultura, destaca-se:
- Lei nº 5.729, de 5 de janeiro de 2024, que institui a Política Estadual de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade estabelecendo diretrizes e metas para o desenvolvimento da cadeia, com vista aos mercados exigentes de chocolates finos;
- Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (ConCacau), com valorização e premiação das melhores amêndoas;
- Programa Plante Mais, com a distribuição mudas de cacau clonal, de alta tecnologia e geneticamente melhorada, de fácil adaptabilidade ao solo e clima rondoniense;
- Promoção do cacau no mercado global, destacando para o comércio nacional e internacional o potencial do produto rondoniense.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça/Ésio Mendes/Jessica Ocampo
Secom – Governo de Rondônia