Três estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia foram selecionados entre 21 participantes para o Projeto Embaixadores do Brasil Central, que visa incluir jovens nas discussões sobre mudanças nas políticas públicas e nas diferentes perspectivas da diplomacia. O evento, que teve início na terça-feira (8) e se estende até esta quinta-feira (10), em Brasília, tem como tema “Diplomacia e Inovação”. Esta primeira edição da iniciativa busca aprimorar o conhecimento dos jovens sobre relações internacionais por meio de uma imersão nas embaixadas de seis países, além da sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os estudantes estão sendo acompanhados pelo professor Vanderlei Ferreira dos Santos. “Este momento foi planejado para levar os jovens a refletirem sobre os desafios futuros, incentivando-os a aplicar o conhecimento adquirido em suas comunidades”, explicou. Durante a programação, os alunos visitaram a embaixada da Austrália, além das representações do Chile, China, Portugal, Suíça e Reino Unido. Os estudantes interagiram com especialistas e participarão de sessões educativas em um museu interativo no Setor Cultural Sul, bem como no Instituto Rio Branco, principal escola de formação em diplomacia do Brasil.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância de proporcionar esse tipo de oportunidade aos estudantes. “Eles tiveram a chance de compartilhar experiências e refletir sobre os conhecimentos adquiridos, que serão levados de volta às suas comunidades, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação”, afirmou.
Portal SGC