O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que vai decretar situação de emergência em portos e hidrovias da Região Norte, devido aos impactos causados pela seca severa de 2024. A decisão foi tomada após uma visita técnica ao município de Manacapuru, a 68 km de Manaus, onde parte de um barranco desabou em um porto local, deixando uma criança desaparecida.
Segundo Erick Mourão Medeiros, diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, a medida é necessária para evitar novas tragédias na região. O desabamento, ocorrido em um porto de Manacapuru, deixou feridos e causou o desaparecimento de Letícia Correa de Queiroz, de 6 anos. As buscas continuam sendo realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (8), o prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo, informou que oito pessoas já receberam alta após o incidente, duas estão em observação e uma será transferida para Manaus para exames detalhados. Apenas a família da criança desaparecida foi diretamente afetada pelo deslizamento, e já foi incluída no programa ‘Aluguel Social’.
Ainda não há informações concretas sobre as causas do deslizamento, mas as autoridades seguem investigando. As buscas por Letícia continuam, e o DNIT deve intensificar a vigilância e a manutenção nas áreas afetadas pela seca.
Portal SGC