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Senador alerta que o estado pode ficar para trás em rotas comerciais por letargia de políticos de Rondônia


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Divulgação

A hidrovia do rio Madeira é a principal rota comercial de Rondônia, transportando 15 milhões de toneladas de mercadorias e grãos no último ano. Esse fluxo coloca a hidrovia como a segunda mais importante do Brasil em termos de transporte de cargas. “É um feito extraordinário”, afirmou o senador Confúcio Moura.

Para potencializar ainda mais essa via, Moura sugere melhorias como dragagem, sinalização, implantação de guias para embarcações e remoção de bancos de areia que se formam durante os meses secos. Tais ações, segundo ele, “estimulam ainda mais a logística do transporte hidroviário no estado”.

Outra rota destacada é a integração da rodovia 364 com o rio Madeira. Perto do Hospital do Amor, em Porto Velho, é possível acessar os portos através de um desvio. “Asfaltar aquilo tudo faz parte deste grande projeto”, comentou Moura, enfatizando a importância de desviar as rotas de carretas do centro da cidade para melhorar a logística urbana.

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A terceira rota mencionada envolve a ponte de Guajará-Mirim, que permitirá o transporte de mercadorias para os portos do Pacífico, facilitando o comércio com países vizinhos como Peru e Bolívia. “Os chineses estão construindo um grande porto no Peru, além disso temos os portos tradicionais do Chile e do Peru”, ressaltou o senador.

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Com a conclusão da ponte, será possível ligar a BR-425 à rodovia 364, reduzindo em aproximadamente 300 km o trajeto para caminhões que atualmente precisam dar uma volta maior. Moura acredita que essa rota será inevitável: “Ela vai acontecer. Mais cedo ou mais tarde, eu não sei a data, ela acontecerá obrigatoriamente. Será uma necessidade.”

Além dessas rotas, o senador propõe a concessão e abertura de uma ferrovia que conecte Lucas do Rio Verde (MT) a Vilhena, e posteriormente a Porto Velho e Guajará-Mirim, integrando com outras rotas ferroviárias futuras. “Essas são as grandes rotas comerciais que nós temos que pensar”, declarou Moura, comparando o desenvolvimento dessas rotas ao histórico de progresso comercial na Europa desde a Idade Média.

Moura alertou para a importância de agir com urgência para evitar que rotas alternativas no Mato Grosso desviem o interesse comercial de Rondônia. “Se nós não tomarmos cuidado, vão surgir rotas alternativas do Mato Grosso para o Pará, para o Maranhão e até mesmo outras conexões para os portos do Atlântico que irão diminuir o interesse comercial pela nossa região”, disse ele.

Para o senador, essas ações são cruciais para o futuro de Rondônia. “Que todas as frentes políticas de Rondônia se concentrem nesses esforços para que a gente não fique pra trás, não tenha prejuízos no futuro, prejuízos geracionais, históricos”, concluiu Moura, destacando que a implementação dessas conexões pode transformar Rondônia no “coração da América Latina”.

Rondoniadinamica

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