Programa do Governo Federal viabiliza crédito para a compra de propriedades por trabalhadores rurais
Com o objetivo de facilitar o acesso à terra e contribuir para a redução da pobreza rural, o município de Vilhena aderiu ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O programa é voltado para o trabalhador rural que sonha em ter sua própria terra. A iniciativa do Governo Federal disponibiliza recursos do Fundo de Terras para viabilizar o acesso à terra por meio de financiamento.
Com o apoio do Banco do Brasil, o PNCF oferece um financiamento de até R$ 280 mil, permitindo que o trabalhador adquira sua propriedade rural e inicie um novo capítulo em sua vida. Um dos requisitos para participar do programa é a comprovação de experiência rural. Além disso, os seguintes documentos são necessários: RG, CPF, comprovante de endereço, documentos do cônjuge, se for casado, certidão de casamento, CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), Cadastro Único, certidão de quitação eleitoral.
São aceitos como documentos que comprovem experiência rural: Nota fiscal de compra e venda de produtos rurais, histórico escolar de escola rural, contrato de comodato, arrendamento ou parceria registrado em cartório, certificado de estudo em escola técnica rural, carteira de trabalho registrada como trabalhador rural, ficha de filiação e declaração de atividade Rural de sindicatos Rurais.
Para as pessoas que se enquadram, basta procurar uma empresa de assistência técnica (ATER) ou a Prefeitura Municipal de Vilhena. O telefone para mais informações é (69) 3212-8804 e o atendimento no Gabinete Municipal ocorre de 7h às 13h.
Semcom