O Centro Turístico de Miami, nos Estados Unidos, será palco do 4º Festival Internacional do Tambaqui, que acontece nesta quinta-feira, 26, realizado pelo Governo de Rondônia. A iniciativa leva aos apreciadores internacionais da boa gastronomia a qualidade e sabor do peixe típico da região amazônica, tendo como Rondônia o estado líder na produção da espécie no Brasil, segundo dados apresentados pela Associação Brasileira da Piscicultura – Peixe BR.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o festival em Miami é uma oportunidade de fortalecimento dessa cadeia produtiva, importante para a economia rondoniense, com geração de empregos e renda. “Estamos construindo uma piscicultura forte, Rondônia está na liderança da produção do Tambaqui no Brasil, e divulgar o Tambaqui em Miami, um centro turístico dos Estados Unidos, abre portas para que o nosso peixe alcance os consumidores internacionais’’, ressaltou.
Durante o almoço de negócios em Miami, autoridades e empresários serão servidos com pratos exclusivos preparados com a proteína de Tambaqui. O peixe é destaque na gastronomia rondoniense. Rondônia recebeu, este ano, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – Inpi o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG), na categoria “Indicação de Procedência”, para a produção de Tambaqui, ou seja, o Tambaqui é de Rondônia.
*PREMIADO*
O peixe já recebeu uma boa avaliação da comunidade internacional. A costelinha do Tambaqui de Rondônia foi premiada, este ano, em Boston, nos Estados Unidos, como melhor produto de Foodservice [serviço de alimentação], na Seafood Expo NorthAmerica, maior feira de pescados da América do Norte.
*FESTIVAIS*
Em Miami, o Governo de Rondônia encerra a rodada do 4º Festival Internacional do Tambaqui da Amazônia, que foi iniciado por municípios rondonienses e seguiu para São Paulo, antes de alcançar os Estados Unidos.
O evento é realizado pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sedec, da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater e em parceria com a Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia – Acripar.
Além de contar com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia – Sebrae, e a Associação Brasileira de Criadores de Tambaqui – Abratan.
Assessoria