Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Tribunal de Contas de Rondônia multa responsáveis por irregularidades na Assistência Farmacêutica no interior


Banner


Gestores municipais são penalizados por falta de informações no Plano de Ação e Relatório de Execução

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO) emitiu uma decisão referente ao monitoramento da Assistência Farmacêutica no Município de Alto Alegre dos Parecis. A avaliação tinha como objetivo verificar o planejamento das aquisições, bem como os controles de medicamentos (entrada, armazenamento e saída), abastecimento das unidades de saúde e distribuição de medicamentos aos pacientes.

A decisão do TCE/RO, que teve como base o Acórdão APLTC 00013/19-Pleno, originado no Processo n.º 5852/17/TCERO, e a Decisão Monocrática n.º 0029/2022/GCVCS-TCERO, referente ao Processo n.º 0259/21/TCE-RO, determinou que o Plano de Ação de Assistência Farmacêutica apresentado pelo município estava incompleto e genérico, não contendo ações concretas ou objetivas.

Como resultado, o TCE/RO aplicou multas individuais no valor de R$ 3.240,00 (três mil, duzentos e quarenta reais) aos responsáveis pelas falhas. Os gestores penalizados foram o Prefeito Municipal de Alto Alegre dos Parecis, Denair Pedro da Silva, a Secretária Municipal de Saúde, Juliana Badan Duarte Reis, e o Farmacêutico do Município, Cláudio Martins Mendonça.

- Advertisement -
- Advertisement -

A decisão também apontou a ausência do Relatório de Execução do Plano de Ação, conforme exigido pela Resolução n.º 228/2016/TCE-RO. Além disso, ressaltou que as medidas necessárias para alinhar e compatibilizar as leis orçamentárias não foram implementadas, conforme determinado pela Decisão Monocrática n.º 0029/2022/GCVCS-TCERO.

- Advertisement -

Os responsáveis têm um prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da publicação da decisão no Diário Oficial Eletrônico do TCE/RO, para efetuarem o pagamento das multas, que serão recolhidas à conta do Município de Alto Alegre dos Parecis/RO. Em caso de não pagamento, a cobrança judicial será autorizada.

Além das penalidades, a Controladora Geral do Município, Rosiclei Pereira dos Santos, ou seu substituto, foi notificada para acompanhar a implementação das ações corretivas e reportar, no Relatório de auditoria anual do Município, evidências fotográficas e documentais acerca das medidas efetivadas.

O TCE/RO também recomendou ao Prefeito Municipal e à Controladora Geral que, caso julguem necessário, busquem orientação especializada junto à Corte de Contas para elaboração do Plano de Ação e das medidas para a implementação das ações na área da Assistência Farmacêutica.

Recursos

Cláudio Martins Mendonça, Juliana Badan Duarte Reis e Denair Pedro da Silva opuseram, em face do Acórdão APL-TC 00138/23, Embargos de Declaração no dia 02 de outubro de 2023. Eles já foram autuados na Corte de Contas, porém carecem de julgamento até o momento.

Por rondoniadinamica

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z