A Latam Airlines anunciou a retomada de voos diretos entre Porto Velho e Manaus. A declaração da empresa acontece dois meses depois das ‘concorrentes’, Azul e Gol, retirarem as operações entre Rondônia e Amazonas.
De acordo com um comunicado divulgado pela Latam nesta terça-feira (3), serão quatro operações semanais diretas entre Porto Velho e Manaus a partir de 2 de janeiro. Os voos entre as duas capitais serão às segundas, quartas, quintas e sextas, às 23h30.
No mesmo comunicado enviado à imprensa, a Latam anunciou mudanças nos horários dos voos noturnos diários entre Porto Velho e Brasília, já a partir de 1º de novembro.
A decolagem do voo diário na rota Brasília-Porto Velho, de 21h05 vai passar para às 22h40. Já a decolagem na rota Porto Velho-Brasília passa das 3h para 1h30 da madrugada.
Também foram anunciados mais voos semanais, a partir de janeiro, de Porto Velho para Brasília, sendo estes na segunda, terça e quarta-feira, às 15h30.
A polêmica dos voos em Rondônia
Em julho deste ano, a Gol anunciou corte na malha aérea em Rondônia e suspendeu seus voos diários entre Rondônia e a capital do Amazonas. A empresa justificou a medida alegando excesso de ações na Justiça rondoniense.
A Azul, sob mesma alegação de alta judicialização, retirou todos os voos de Porto Velho para Manaus e também a rota para Cuiabá. Em contrapartida, a empresa divulgou que vai passar a ligar Porto Velho a Belo Horizonte em um voo diário (e direto) a partir de novembro.
Após os anúncios das empresas áreas, a prefeitura da capital de Rondônia ingressou na Justiça com uma Ação Civil Pública contra as companhias aéreas Azul e Gol pedindo que as duas retomem as rotas comerciais.
Em setembro, Azul Gol participam de reunião com órgãos públicos para discutir medidas sobre retiradas de voos.