Ao todo, mais de R$ 2 milhões foram destinados para as 29 instituições de ensino em 2023
Visando garantir a aquisição de novos materiais pedagógicos e administrativos para as 29 instituições de ensino da cidade, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou recentemente o repasse da segunda parcela do Programa de Apoio Financeiro às Escolas Municipais de Vilhena (Pafemv).
O Programa de Descentralização de Recursos foi instituído pela lei nº 5.024 em 20 de dezembro de 2018 e atualizado pela 5.674 em 22 de dezembro de 2021, com o objetivo de promover o desenvolvimento das atividades administrativas e pedagógicas das escolas municipais das áreas urbanas e rurais.
Este ano, mais de R$ 2 milhões foram subdivididos entre as unidades de ensino, garantindo, assim, a aquisição de materiais de papelaria, pedagógicos, esportivos, de limpeza e administrativos. Além desses, foram adquiridos também gás de cozinha, serviços de internet, manutenção e despesas de cartório. Alguns bens permanentes, como armários, geladeiras e impressoras, também entram na lista.
De acordo com a presidente da comissão, Ivanilda Pinheiro, a descentralização de recursos é funcional, pois melhorou significativamente os processos de compra, os espaços físicos e o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
Para acompanhar os termos de referência simplificado e os valores disponíveis para cada escola, basta acessar o site da Prefeitura de Vilhena (vilhena.ro.gov.br) e no menu “Serviços”, selecionar a opção Pafemv. Em seguida, escolha a unidade escolar e baixe o conteúdo.
Semcom