Policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), participam de Programa de Treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, ofertado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), em Vilhena, nos dias 30 e 31 de agosto.
Os instrutores do BOPE vieram da capital do Estado para instruir 30 profissionais da segurança pública, 25 policiais militares e cinco profissionais das instituições coirmãs, sendo elas Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.
Foram dois dias de instruções, entre teorias em sala de aula e práticas em campo, na área de selva. Os participantes foram instruídos com um dos mais atualizados procedimentos de atendimento pré-hospitalar do país, denominado protocolo MARC 1.
Entre vários aprendizados, os membros da segurança pública receberam instruções do uso do torniquete, a fim de conter hemorragias graves; o uso de bandagem israelense, para tratar sangramentos severos e cobertura de feridas; bem como fazer a manobra de burp, que objetiva desobstruir vias aéreas.
Os participantes do treinamento estão capacitados a atuar no atendimento pré-hospitalar em combate, conhecimento fundamental aos profissionais de segurança pública levando em consideração o grande número de conflitos agrários existentes no Estado de Rondônia.
Fonte e foto: P5 do 3ºBPM / BOPE PMRO