Servidores são capacitados e certificados para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos
Nesta semana, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) promoveu a primeira edição do Treinamento de Primeiros Socorros, com ênfase na Lei Lucas, direcionado a professores e cuidadores de alunos da rede municipal de ensino. O objetivo foi capacitar e certificar 526 servidores para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos no ambiente escolar.
O treinamento é uma resposta às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e à Lei 13.722, de Outubro de 2018, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas de educação básica.
Durante o evento, os participantes receberam orientações e preparação para lidar com diversas situações de emergência, tais como arranhões, sangramentos, hemorragias internas e externas, suspeita de fraturas, desmaios, crises de asma, alergias, engasgos e procedimentos de reanimação cardiopulmonar em casos de paradas cardiorrespiratórias.
O treinamento foi dividido em duas turmas, realizado nos dias 3 e 4 de agosto. Com essa iniciativa, a rede municipal de ensino contará com 526 profissionais habilitados para agir em situações de urgência e emergência.
A Lei Lucas recebeu esse nome em memória ao menino Lucas Begalli, de 10 anos, que faleceu engasgado durante uma excursão escolar, em virtude da falta de conhecimento e treinamento das professoras que o acompanhavam. A lei visa evitar que tragédias semelhantes aconteçam e garante que todas as escolas mantenham um kit de primeiros socorros de fácil acesso.
A capacitação foi possível graças a uma parceria entre o Sesmt e a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), evidenciando a importância da cooperação em ações de segurança.
Semcom