Ações visam garantir a funcionalidade dos aparelhos de ar-condicionado dentro das salas de aula
Neste primeiro semestre de 2023, cerca de R$ 447 mil foram investidos pelo município de Vilhena para garantir que mais seis escolas do ensino fundamental fossem contempladas com instalações de subestações elétricas.
As ações visam atender principalmente as novas demandas presentes nas escolas, derivadas da ampliação dos aparelhos de ar-condicionado das salas de aula, dos setores administrativos e dos equipamentos eletrônicos utilizados diariamente. Além disso, as subestações garantem mais segurança nas redes elétricas das escolas, por realizarem o dimensionamento correto do fluxo de energia.
Segundo o engenheiro da Semed, André Lima, a necessidade das subestações era imprescindível, visto que anteriormente as escolas não tinham como utilizar os aparelhos de ar-condicionado e alguns aparelhos eletrônicos por sobrecarregar a rede de energia elétrica e oferecer riscos. Já com as novas instalações, a potência de carga é significativamente aumentada, podendo assim utilizar todos os equipamentos de uma única vez.
Até o momento, seis escolas receberam esses investimentos, sendo elas: as escolas de ensino fundamental Gorete Domingos, Marizeti Mendes de Oliveira, Prof. Hermogenes Roberto Nogueira, Ivete Brustolin, e as escolas de ensino infantil Mario Grasso e Aparecida da Silva.
As licitações foram realizadas nos anos anteriores e concluídas no primeiro semestre deste ano, utilizando os recursos próprios da educação para a conclusão das obras.
Semcom