Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Governo do Estado entrega dez mil toneladas de calcário na primeira etapa do programa de incentivo do ProLeite


Banner


Mais de 3,4 toneladas  de Calcário já foram entregues desde o início de Junho pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, aos produtores familiares inscritos no Programa Mais Produção/Calcário, com recursos do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira de Rondônia – ProLeite. Os municípios beneficiados nessa primeira etapa são Buritis, Cacaulândia, Campo Novo, Rio Crespo, Monte Negro e Machadinho do Oeste. Outras sete mil toneladas, das dez previstas para a primeira remessa, continuarão sendo entregues nas próximas semanas, segundo o cronograma do Mais Produção/Calcário, beneficiando as regiões produtoras de leite. São 400 famílias contempladas em 19 municípios.

As inscrições para participar do programa são realizadas pela Emater/RO. Todos os beneficiários apresentaram cópias dos documentos pessoais – RG e CPF, comprovante no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF, análise de solo atualizada, e comprovante do pagamento da usina onde o calcário foi adquirido. Os critérios são estabelecidos pela Lei n° 3.969/2016 normatizada pelo Decreto n°22.17/2017. Segundo os produtores rurais, a maior dificuldade em adquirir o insumo para melhoria e correção do solo é o transporte. Com o recurso do ProLeite, essa dificuldade foi vencida.

- Advertisement -
- Advertisement -

De acordo com secretário da Seagri, Luiz Paulo, o Governo tem agilizado o transporte do calcário para as famílias de produtores inscritas no programa. É mais uma ação financiada pelo programa, criado para melhorar a produção leiteira no Estado. “Estamos comprometidos em investir e apoiar os agricultores, buscando constantemente melhorias para fortalecer o setor e garantir o sucesso desse importante segmento da nossa economia,” explicou.

- Advertisement -

O produtor Sebastião Neto, proprietário de um pequeno lote em Mirante da Serra, recebeu 35 toneladas de calcário e aplicou em 14 hectares de lavoura e pastagens. “Esse incentivo foi excelente. Há muito tempo queria corrigir minhas terras com calcário, mas não era possível. Só consegui graças ao apoio do Governo. Igual a mim, existem vários produtores que têm o sonho de aplicar calcário no solo para melhorar sua produção”, disse. O produtor deverá colher os frutos do programa estadual com o aumento da produtividade do seu rebanho leiteiro.

Nesta primeira etapa, o Mais Produção/Calcário chegará às regiões Madeira Mamoré, Vale do Jamari, e região Central do Estado.

 

Fonte
Texto: Gerson Costa e Jean Carla Costa
Fotos: Arquivo Seagri
Secom – Governo de Rondônia

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z