Iniciativa tem como objetivo reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos
Desde o início do ano até maio, o município de Vilhena tem se destacado na área da Saúde, alcançando um marco significativo ao realizar mais 217 cirurgias eletivas no Hospital Regional por meio do projeto “Opera Rondônia”.
Essa iniciativa, lançada pelo Governo de Rondônia em 2022, tem como objetivo reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos em diversos municípios do estado. Em Vilhena, o projeto está sendo intensificado através da gestão compartilhada da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes e da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
As cirurgias eletivas são procedimentos programados previamente por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), destinados às pessoas cujas condições de saúde não apresentam emergências ou risco imediato à vida. A ação tem início com a convocação dos pacientes, que são orientados a comparecer ao Hospital para um avaliação com médico especialista, realização de exames e consultas. Após a conclusão de todos os procedimentos necessários e a aptidão do paciente, a cirurgia é agendada e realizada.
Ao todo, estão previstos para acontecer cerca de 2 mil procedimentos. Dentre os tipos de cirurgias realizadas em Vilhena, destacam-se: vasectomia, laqueadura tubária, ooforectomia, postectomia, hernioplastia, colecistectomia, histerectomia, prostatectomia, hidrocele, exerese de glândula de Bartholin, incontinência urinária, hemorroidectomia, reconstrução ligamentar intra-articular do joelho, retirada de fio ou pino intra-osseo, entre outras.
Semcom