Termina na próxima quarta-feira (31) a 1º etapa da campanha de declaração obrigatória de rebanhos em Rondônia. Conforme a Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia), os produtores podem fazer a declaração pela internet.
A primeira etapa da campanha de declaração obrigatória de rebanhos em Rondônia iniciou no começo de maio e deve terminar em 31 de maio. Os produtores, também podem declarar pela internet, no site da Agência. Além disso, podem declarar nas Ulsav (Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal).
“O processo de declaração é muito simples pela internet, e a senha usada para a emissão de ‘e-GTA’ é a mesma utilizada para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site da Agência, pelo computador ou celular, e cadastrar a senha”, explicou o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.
A campanha de declaração obrigatória de rebanhos em Rondônia tem foco nas produções de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos. Que são animais suscetíveis à febre aftosa, além de equídeos e aves.
Por fim, vale destacar que a emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal) está vinculada à declaração de rebanhos. Ou seja, o produtor só poderá emitir o documento depois que regularizar o rebanho junto à Idaron.
Embora o produtor tenha 30 dias para fazer a declaração obrigatória de rebanhos em Rondônia, ele não deve deixar a declaração para última hora. Com isso ele evita sobrecarga no sistema e imprevistos em relação às filas e dificuldades na liberação de GTAs.
Declarações passam de 76%
Segundo a Idaron, o número de declarações de rebanhos em Rondônia já ultrapassou 76%. É esperado que mais de 136 mil sejam registradas nesta etapa da campanha. Os dados foram divulgados há menos de cinco dias para o final do prazo.
A regional de São Francisco (RO), já atingiu 80% das declarações finalizadas e deve ser a primeira a concluir o processo. Ainda assim, as três regionais que têm registrado maior engajamento do produtor são:
São Francisco;
Jaru;
Ariquemes.
Por outro lado, a regional de Porto Velho (RO), proporcionalmente, é a que possui o menor número de declarações.
Redação – SGC