As três primeiras ocorrências aconteceram no município de Ariquemes/RO.
No primeiro caso, a equipe realizava patrulhamento quando visualizou um veículo de carga carregado com produto florestal nativo bruto (toras). Durante a fiscalização foi constatado que a carga de madeira estava sendo transportada sem o documento de origem florestal (DOF) e a nota fiscal. Também foi encontrado no interior do caminhão um rádio transmissor “pirata”, que era utilizado para comunicação com outro veículo que desempenhava função de “batedor”. Logo em seguida, nossos policiais abordaram outro veículo de carga que estava transportando madeira serrada sem os documentos de porte obrigatório. Já na terceira apreensão, a equipe policial constatou divergências entre as espécies de madeiras declaradas no DOF e as que estavam sendo transportadas.
Os outros dois incidentes foram registrados no município de Ji-Paraná/RO. Durante uma atividade de fiscalização ambiental, a equipe identificou que os dois carregamentos de madeiras estavam transportando espécies divergentes das declaradas no DOF.
Ao total das ocorrências, 149,77 metros cúbicos foram apreendidos.
Diante das irregularidades nos carregamentos dos produtos, os materiais florestais foram retidos para inspeção dos órgãos ambientais e encaminhados à justiça para posterior destinação. Os condutores assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecerem ao Juizado Especial Criminal (JECRim) das respectivas comarcas. Os rádios transmissores “piratas” também foram apreendidos e ficarão à disposição do Juizado Especial Criminal da comarca de Ariquemes-RO.