A deputada estadual de Rondônia, Rosangela Donadon (União Brasil), anunciou recentemente que propôs o projeto de Lei n° 60/2023 para criação do Programa Médico nas Escolas que tem como objetivo prevenir doenças infantis e infanto-juvenis através de atendimento médico em todas as escolas da rede estadual.
A iniciativa é uma medida importante para garantir a saúde e o bem-estar dos alunos.
De acordo com a deputada, o programa será implementado em todas as escolas estaduais de Rondônia, e contará com profissionais especializados em pediatria e medicina preventiva, que estarão disponíveis para atender os alunos durante o horário escolar. O objetivo é oferecer um serviço de saúde preventivo, que possa identificar precocemente possíveis doenças e oferecer tratamento adequado, evitando complicações futuras.
Rosangela Donadon informou que o programa deverá contar com profissional especializado na área de pediatria, um oftalmologista, um odontologista, um enfermeiro, um técnico em enfermagem que deverá prestar atendimento e avaliação ponderal (peso e altura), nutricional e atualização de vacinas dos estudantes. Além disso os profissionais deverão prestar orientações preventivas de diversas doenças aos monitores da escola que poderão posteriormente repassar aos pais e responsáveis pelos alunos. Os atendimentos deverão acontecer mensalmente programados em datas específicas nas escolas caso seja verificada necessidade de atendimento mais completo com a necessidade exames haverá encaminhamento desta que criança e adolescente para Unidades de Básica de Saúde.
O programa também terá um papel importante na promoção da educação em saúde, por meio de palestras e orientações aos alunos, professores e familiares, sobre hábitos saudáveis, prevenção de doenças e cuidados com a saúde. Com isso, espera-se que a comunidade escolar adquira mais conhecimento sobre saúde e bem-estar, e possa prevenir doenças com mais eficácia.
Para a deputada Rosangela Donadon, o programa é uma medida importante para melhorar a qualidade de vida das crianças e jovens de Rondônia. “Sabemos que a prevenção é a chave para garantir a saúde e o bem-estar de todos, especialmente das crianças e jovens. Com este programa, queremos oferecer um serviço de qualidade que possa prevenir doenças e promover a educação em saúde”, afirmou a deputada.
A iniciativa tem recebido apoio de pais, alunos e professores, que veem no programa uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida das crianças e jovens do estado. A proposta foi protocolada na Assembleia Legislativa de Rondônia e deve passar por votação em breve.
Assessoria