Nesta terça-feira (4), a deputada estadual Dra. Taíssa (PSC) levou à Comissão de Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa (ALE), uma série de questionamentos referentes às recentes cheias em Rondônia. As demandas foram direcionadas ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do estado.
“Recentemente, pude ver de perto as consequências das cheias em comunidades ribeirinhas e indígenas do Rio Pacáas Novos. Por isso, é importante questionar ao estado quais ações planejadas para o possível isolamento dessas comunidades, em relação a mantimentos e água. Há ações em conjunto com a Funai para garantir a saúde desses indígenas afetados? São questionamentos que precisam ser esclarecidos urgentemente”, afirmou a deputada.
A parlamentar cobrou, ainda, ações da Defesa Civil em relação às cheias do Rio Madeira, Rio Guaporé, Rio Machado e Rio Mamoré e lembrou que essas ações precisam ser discutidas antecipadamente. “Infelizmente, temos visto que esse fenômeno se repete todos os anos sempre nesta época de fortes chuvas. É preciso que os envolvidos já estejam discutindo ações para 2024”, finalizou a deputada.
Texto: Carol Bentes/Assessoria parlamentar
Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO