Uma sucuri de mais de 3 metros, resgatada na avenida Rio de Janeiro, foi devolvida à natureza neste final de semana em Porto Velho.
O animal foi encontrado por moradores na última sexta-feira (2) e assustou quem passava pela avenida. “O que é isso?”, perguntou uma mulher enquanto gravava um vídeo da serpente.
Depois que o réptil foi encontrado na avenida, uma equipe voluntária, composta por um bombeiro civil e um biólogo, foi até a avenida e fez captura seguindo os padrões de segurança.
Esta foi a segunda cobra grande encontrada na capital nesta semana. No dia 1° de março, uma sucuri amarela, de quase 2 metros, foi flagrada ‘passeando’ no muro de um condomínio de luxo na zona norte.
O biólogo Marcos Fernandes explicou o motivo do aparecimento frequente de sucuris na área urbana de Porto Cobra nesta época do ano.
“No período de inverno amazônico elas [sucuris] adentram nos igarapés em busca de alimentos. Porto Velho tem uma oferta grande de comida, principalmente em esgoto, tubulação. Aí elas acabam se ‘perdendo’ e saem nas ruas”, diz.
O bombeiro civil Márcio Santos contou que por semana, em média, a equipe está resgatando de cinco a seis serpentes na área urbana da capital, algumas delas já dentro de residências.