No dia 23 de fevereiro, policiais militares do Batalhão Ambiental apreenderam dois tratores em uma propriedade rural, localizada na linha 35, Vila Nova Samuel, no município de Candeias do Jamari. A equipe de policiais militares localizou mais de 50 unidades de toras de madeira cortadas no local.
De acordo com as informações da ocorrência, a ação foi registrada durante atendimento de denúncia. No momento da fiscalização ambiental não foi localizada nenhuma pessoa no local, que através de informações encontraram a proprietária da terra.
Os policiais fizeram contato com ela, que revelou ser a dona da área, porém não dos maquinários. A infratora informou ainda que não havia licença ambiental para realizar a extração das madeiras, e informou que teria cedido a um morador da região, para que este retirasse madeira para construir uma cerca.
Diante dos fatos, a equipe informou que o fato se tratava de crime de depósito irregular de madeira sem a devida autorização do órgão ambiental competente, previsto no artigo 46, parágrafo único da Lei 9.605/98, foi confeccionado um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), recebeu um auto de infração por depósito irregular de madeira. Os maquinários e as madeiras em toras encontrados no local, foram apreendidas e por falta de meios para remoção, ficaram sob a responsabilidade de um fiel depositário, a proprietária da terra, ficando a cargo da justiça a decisão sobre o caso e a destinação final dos itens apreendidos.
Disque-denúncia:
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou disque-denúncia (69) 9995-6874 do Batalhão de Polícia Ambiental.
Assessoria PM