Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Servidores de Vilhena vão a Porto Velho para viabilizar projetos de descarte de resíduos


Banner


Equipes da Semma e do Saae analisam projetos que visam o benefício da reciclagem no meio ambiente

Nesta quarta-feira, 25, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) estiveram em Porto Velho, visitando a empresa recicladora de Resíduos da Construção Civil (RCC), e também participando de encontros para a discussão de projetos sobre o descarte de resíduos sólidos com os órgãos municipais.

Foram feitas visitas à secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) de Porto Velho, em encontro com o secretário da pasta Alexandro Miranda Pincer, e com o geólogo e economista Márcio Freitas Martins. Os servidores vilhenenses também foram até a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), e se encontraram com o diretor de saneamento Marcelo Melo Barroso, e no gabinete da Prefeitura de Porto Velho com o prefeito Hildo Chaves.

- Advertisement -
- Advertisement -

Os RCCs são derivados de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os provenientes da preparação e escavação de terrenos, como: tijolos, concreto em geral, rochas, metais, resinas, tintas, madeiras, telhas, pavimento asfáltico, vidros, fiação elétrica, plásticos, entre outros.

- Advertisement -

Vera Lúcia, secretária municipal de Meio Ambiente, apontou detalhes sobre os desafios do setor, as vantagens da reciclagem e a estrutura necessária. “Um ótimo encontro, que certamente trará muitos benefícios para Vilhena. As vantagens são diversas, como a recuperação de agregados para a construção civil evitando a necessidade de exploração de novas fontes minerais, além da destinação correta dos resíduos evitando os impactos diversos da disposição irregular”, declarou Vera.

O gerenciamento desses resíduos é necessário para minimizar os riscos ambientais e evitar problemas para a saúde pública, pois a acumulação dos RCCs em locais inadequados pode gerar vetores de lixo e o aparecimento de focos do mosquito Aedes Aegypti, o que acarreta na proliferação de doenças.

ADAPTAÇÃO – As reuniões irão colaborar a fim de estudar, trocar experiências e encontrar soluções para a gestão de resíduos da construção civil em Vilhena. Os resultados discutidos indicam a necessidade de estruturação de um planejamento ambiental efetivo do município, incluindo a revisão de planos como o de saneamento básico e de gestão de resíduos sólidos.

Semcom

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z