O Prefeito eleito de Vilhena, Delegado Flori Cordeiro (PODE), assinou decreto que anuncia estado de emergência na Saúde na tarde desta terça-feira (24 de janeiro). A decisão foi publicada na edição extraordinária do Diário Oficial de Vilhena de nº 366 e vem causando comentários entre muitos membros da sociedade.
Segundo as informações, um relatório que buscava o levantamento do estado do que envolve as Unidades de Saúde de Vilhena foi realizado pela nova administração. Na ocasião, ficou constatado que a gestão administrativa foi inexistente, tornando quase todos os serviços prestados à população insatisfatórios e até mesmo omissos em alguns casos.
Com base nisso, a Prefeitura de Vilhena consultou três empresas e fez convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes. Esta ficará responsável por gerenciar dezoito unidades de saúde de Vilhena, estando entre elas:
- Unidade Básica Vitalina Gential dos Santos
- Unidade Básica Setor 19 – Carlos Roberto Mazala
- Unidade Básica Setor 12
- Unidade Básica Liro Hoesel
- Unidade Básica Leonardo Alves de Souza
- Unidade Básica Industrial
- Unidade Básica Cristo Rei II
- Unidade Básica Afonso Mansur
- UPA Unidade de Pronto Atendimento 24H
- Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira]
- Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS)
- Central de Regulação
- Farmácia Municipal
- Farmácia Municipal
- Divisão de Vigilância Sanitária
- Laboratório Municipal
- Instituto do Rim de Rondônia (IRR)
- Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
De acordo com o decreto, será destinado mensalmente o valor de R$ 9.258.421,44 (nove milhões, duzentos e cinquenta e oito mil, quatrocentos e vinte e hum reais e quarenta e quatro centavos) para custear as despesas dos dezoito setores. O valor totaliza R$ 55.550.528,00 (cinquenta e cinco milhões, quinhentos e cinquenta mil, quinhentos e vinte e oito reais) investidos nos seis meses previstos em contrato.
Uma equipe da Santa Casa já está em Vilhena para se reunir com o Prefeito Delegado Flori Cordeiro. A partir de agora a gestão da Saúde do município já está sob responsabilidade da instituição.