O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Vilhena (SAAE) anunciou em suas redes sociais que começará a recolher os contêineres de lixo implementados para trabalho de coleta seletiva. A ação começou nesta quarta-feira (19 de janeiro).
A instalação dos contêineres de lixo começou com o Projeto “Separar Para Cuidar”, sendo recebidos 1.500 contêineres e um caminhão lavador/coletor, no dia 23 de julho de 2021. Vilhena foi o primeiro município de Rondônia a receber o projeto, sendo uma das 20 cidades contempladas entre as 1.300 que se inscreveram. O valor total do investimento foi de R$ 3 milhões, contemplando 27 bairros em seu início.
A partir de então, o SAAE pediu que os moradores parassem de colocar lixo em suas lixeiras individuais e aderissem ao contêiner mais próximo de sua casa. Alguns moradores chegaram até a se desfazer das lixeiras, por conta do novo projeto.
Segundo o SAAE, a retirada dos contêineres de circulação será para uma readequação do projeto de coleta seletiva. No entanto, o que tem preocupado os moradores é que sem os contêineres aqueles que não tem mais lixeira também não terão onde colocar o lixo.
O órgão público não deu uma estimativa para quando retornará com a coleta seletiva e os contêineres, deixando claro que os moradores deverão voltar a fazer uso de suas lixeiras individuais.