2022 foi um ano quente para o futebol. Além dos campeonatos internacionais aconteceu a Copa do mundo realizada no Catar. Mas enquanto tudo isso acontecia, o mercado da bola corria por fora dos gramados.
Jogadores que disputaram ou não a copa encerraram seus contratos e alguns ainda tinham indefinidos sua permanência ou transferência de time. Separamos alguns nomes de destaque no futebol e seu destino nesta temporada:
Lionel Messi
Começando a nossa lista pelo jogador que ajudou a levar a Copa do mundo de 2022: Lionel Messi já é consagrado em todo o planeta e respeitado por todos os colegas do esporte. Após a vitória sobre a França, onde marcou um gol, Messi voltou para o PSG, sendo recebido pelos colegas de time, incluindo Neymar.
Seus colegas de time fizeram um corredor para que o campeão passasse e fosse recebido com glórias. Ele permanece no PSG nesta temporada e sua primeira partida de 2023 deve ocorrer em 11 de janeiro quando o Paris Saint-Germain enfrentará o Angers pela Ligue 1.
Por enquanto valores sobre seu contrato estão sendo discutidos e devem ser divulgados em breve, mas já se sabe que ele permanecerá na equipe. Messi tem uma passagem marcada por sucesso no PSG, tendo marcado 12 gols em 19 partidas no time francês. Espera-se que ele ajude sua equipe na Copa da França e a conquistar a Champions League.
Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo carrega vários prêmios vencidos em sua carreira. No final de novembro o português desfez seu contrato que tinha com o time Manchester United devido a desentendimentos com o treinador Erik ten Hag, que o colocou no banco de reserva. Enquanto esteve no time inglês, marcou 27 gols em 55 partidas disputadas.
O jogador chegou a ser sondado por times brasileiros, mas acabou fechando um contrato milionário com o Al Nassr, time da Arábia. Na última década, o jogador já representou times que lideram em seus respectivos campeonatos em casas de apostas como a Midnite: O Real Madrid (entre 2009 a 2018), Juventus (entre 2018–2021) e a rápida passagem pelo Manchester United entre 2021 e 2022.
Ronaldo revelou que aceitou o convite para atuar pelo Al Nassr para ajudar a difundir o esporte na Arábia Saudita e influenciar uma nova geração de jogadores de futebol. “Eu dei minha palavra a esse clube para desenvolver não só o futebol, mas outras partes desse incrível país. É uma oportunidade de ajudar com meu conhecimento e minha experiência a crescer em muitos pontos, como no futebol feminino. Provavelmente, muitos não sabem, mas o Al-Nassr tem futebol feminino também. Eu quero dar uma diferente visão do futebol, do país na perspectiva de todos.”, declarou.
Luka Modric
Além de Cristiano Ronaldo, o Al-Nassr também sondou Luka Modric. Mas ao contrário do português, o croata recusou a proposta de se juntar ao time da Arábia, embora os valores fossem bem atrativos. Com isso, Luka Modric permanecerá no Real Madrid, onde está desde 2012. Antes o jogador defendeu o Tottenham, onde permaneceu entre 2008 e 2012.
Aos 37 anos, o meia vem afirmando que não deseja mais ser transferido para qualquer outra equipe, e prefere se manter na Espanha por enquanto. Seu contrato com o Real Madrid foi renovado até junho de 2023, quando completa sua 13ª temporada pelo time.
O treinador Carlo Ancelotti afirmou que o contrato do atleta é praticamente vitalício devido à sua importância para o time espanhol. Ao todo, o jogador que também atua na defesa acumula em sua carreira mais de 17 títulos, 411 partidas e 28 gols. Vale lembrar que ele é considerado o melhor jogador croata da história.
Karim Benzema
Karim Benzema é o atual vencedor da Bola de Ouro de 2022 graças aos 27 gols marcados na última temporada. Aos 35 anos, o jogador decidiu se aposentar da seleção da França, onde atuou desde 2004 e marcou 37 gols em 97 partidas. Ele era um dos nomes que seriam convocados para a Copa do Mundo mas acabou ficando de fora por causa de uma lesão.
“Na minha vida eu nunca desisto, mas esta noite eu tenho que pensar no time, como sempre fiz. Por isso, a razão me diz para deixar o meu lugar para alguém que possa ajudar o time a fazer uma grande Copa do Mundo. Obrigado por todas as mensagens de apoio“, disse em sua rede social.
Já recuperado, o centroavante continuará a jogar pelo Real Madrid, time que defende desde 2009. Na ocasião, seu contrato foi de seis anos e os valores recebidos iriam variar de acordo com seu desempenho. Seu grande oponente, no entanto, são as lesões que vem acompanhando ao longo dos anos.
Gerson Santos
Gerson Santos assinou contrato com o Flamengo. Ele começou sua carreira no Fluminense, onde se tornou profissional. Em 2016 “Coringa” – como é conhecido – chegou a jogar pelo Roma e Olympique de Marseille. A contratação do meio-campista foi anunciada pelo time carioca no último dia 3 de janeiro, com apresentação oficial na mesma semana.
O jogador já tinha defendido o time na temporada de 2019 a 2021, quando deixou o Flamengo atraído por um grande contrato com o Olympique. Aos 25 anos, Gerson esteve recentemente visitando o Ninho do urubu, centro de treinamento do Flamengo, e conversou com colegas e o técnico Vítor Pereira.
Para Pereira, “Gerson tem muita qualidade, o Flamengo fez um esforço muito grande, ele vai nos acrescentar muita qualidade, na nossa pretensão de subir o nível competitivo também. Ele vai acrescentar demais, feliz em contar com ele”.
POR: REDAÇÃO