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Auxílio Brasil, Auxílio Gás e CadÚnico contam com a segurança e alta disponibilidade dos ambientes e soluções em nuvem Serpro MultiCloud


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O Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, passou a hospedar em seu ambiente de nuvem – denominado Serpro MultiCloud – dados gerados pelos sistemas do Ministério da Cidadania. O órgão atua na potencialização de políticas públicas mais eficientes e eficazes para o cidadão brasileiro e está à frente de importantes programas sociais, como Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial, Auxílio Gás, Criança Feliz, Bolsa Atleta, Segundo Tempo e Forças no Esporte, além do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O Ministério da Cidadania é responsável pelas políticas e programas voltados à renda de cidadania, assistência social, inclusão social e produtiva nos âmbitos rural e urbano, atenção à primeira infância e cuidados e prevenção às drogas. Além disso, a pasta também desenvolve e implementa ações de inclusão social por meio do esporte – com a perspectiva de garantir à população acesso gratuito a atividades físicas, qualidade de vida e desenvolvimento humano – e cuida das políticas e incentivos para o esporte de alto rendimento.

Todos esses programas têm alcance nacional, são acessados pelos 26 estados e Distrito Federal e requerem o processamento de elevado número de transações e de grande quantidade de dados operacionais e administrativos. O Auxílio Emergencial, por exemplo, registrou 68 milhões de beneficiários em 2020 e 39,4 milhões de beneficiários em 2021. O Auxílio Gás, por sua vez, contemplou mais de cinco milhões de famílias em junho de 2022, praticamente o mesmo número de pessoas impactadas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). E o CadÚnico atingiu mais de 86 milhões de pessoas cadastradas em maio de 2022, representando 35 milhões de famílias.

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Segurança na Nuvem

Formalizada na primeira semana de dezembro, a prestação de serviço de Big Data na Nuvem terá uma duração inicial de 36 meses, contemplando a oferta de ambientes e soluções em nuvem. A ideia é permitir o processamento paralelo de grandes volumes de dados e usuários concorrentes para construção de soluções de Big Data. Essas soluções são necessárias para viabilizar a análise apurada das diversas bases de dados e a qualidade dos dados com impactos nos programas sociais, com o objetivo de contribuir na entrega da política pública ao cidadão.

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“Esse é mais um desafio para o Serpro e essa articulação comprova nossa capacidade de ser uma empresa de tecnologia de referência tanto no armazenamento seguro dos dados, seja em nuvem ou em centros de dados, quanto no desenvolvimento de soluções que garantam a agilidade e promovam a transformação digital do estado brasileiro. Quando levamos nossa expertise em soluções inovadoras para apoiar a concretização de políticas sociais de governo, estamos cumprindo nosso papel, já reconhecido pelo Banco Mundial, de maturidade em governo digital”, explicou o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero.

Parceria

Além da solução de Big Data em Nuvem no modelo PaaS (Plataforma como serviço), a parceria com o Ministério da Cidadania contempla serviços de migração de dados e soluções de ETL/BI (Extract Transform and Load/Business Intelligence) e de consultoria técnica especializada em soluções analíticas, envolvendo tecnologias de ingestão, consumo e monitoramento de dados nos repositórios de Data Lake, Data Warehouse e DataLab e possibilidade de processamento de algoritmos com modelos matemáticos e estatísticos para ciência de dados.

Para o superintendente de Governo Digital do Serpro, Alexandre Ávila, o trabalho resulta da integração dos diferentes times das diretorias de Relacionamento com o Cliente e Operações. “Nossas soluções baseadas em nuvem possibilitam maior agilidade na capacidade de armazenamento conforme a demanda do cliente, seja reduzindo a ociosidade do ambiente ou mesmo o custo do contrato, à medida em que a utilização de Plataforma como Serviço (PaaS) na nuvem dispensa gastos com hardware, licenças de software e suporte necessário para manutenção de um centro de dados próprio. E nossos times de negócios e centro de dados estão bem alinhados com essa estratégia, que é oferecer o melhor serviço, com o menor custo”, afirma.

 

 

Assessoria

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