Aeroportos, filas longas, bagagens perdidas, estacionamentos caríssimos, assentos apertados e alimentação são as várias formas que muitos passageiros usariam para descrever a experiência de voar pelo Brasil. Este padrão de desconforto e reclamações se repete pelo mundo inteiro, não somente aqui.
Mas nem tudo é um desastre. Muitas vezes, ao viajar, nenhum destes problemas ocorre, e tudo dá certo. Mas se você é um viajante inteligente, que preza conforto, segurança e a melhor experiência possível, então você vai querer comprar sua passagem com a melhor companhia possível. Quer mudar de vida e começar a voar mais? Um jeito bom e eficiente é aprenda a negociar opções binárias.
Neste artigo online, estaremos analisando as três principais companhias aéreas do Brasil: Azul, Latam e Gol. As três linhas costumam oferecer um serviço de qualidade, mas existem diferenças significativas entre elas que influenciarão na sua escolha.
Ressaltamos também que nem sempre é possível escolher de fato com qual companhia voar. Alguns destinos e rotas são operados por apenas uma ou outra companhia, e isso tende a ser mais comum no Brasil do que o contrário. Nem todo aeroporto é como Guarulhos ou Galeão, onde você facilmente encontra as 3 companhias ao lado das operadoras internacionais.
Gol Linhas Aéreas
Vamos então começar nossa análise com a famosa laranjinha, a Gol Linhas Aéreas. A empresa é uma linha área de low-cost (baixo custo), operando em sua base no Rio de Janeiro desde 2001, e que detém cerca de 37% do mercado doméstico brasileiro.
Uma empresa Low-Cost
Como a classificação ‘’low-cost’’ sugere, a Gol opera com uma estratégia de redução de custos, tanto para a empresa, quanto para o passageiro que embarca. Essa é uma tendência que vem transformando profundamente o mercado de empresas aéreas desde os últimos 15 anos, com cada vez mais empresas mudando para este modelo de negócios.
Visto que os baixos custos fazem parte da proposta, isso significa que alguns aspectos da experiência do passageiro são afetados negativamente. Passageiros frequentemente reclamam do pouco espaço entre os bancos da cabine, do mau atendimento durante o voo e quando ocorrem cancelamentos e imprevistos.
Qualidade do Serviço
Além destes aspectos, o fato dela ser low-cost significa que o serviço de bordo será limitado a apenas água, e nada mais. Antigamente (cerca de 10 anos atrás), era comum que as empresas aéreas brasileiras servissem água, suco, refrigerante e até mesmo amendoim durante os voos, incluindo voos curtos com duração de 40 minutos. Mas isso tudo acabou.
Latam Airlines
Mas o nome era TAM? O que aconteceu? A antiga TAM Linhas Aéreas é hoje chamada de LATAM, após a fusão da empresa com a LAN, do Chile. Com essa consolidação e expansão da empresa, a LATAM hoje é a maior empresa aérea da América Latina, competindo até mesmo em rotas muito importantes como Paris, Londres e Frankfurt.
A Maior do Brasil
Sendo a maior empresa aérea da América Latina, isso significa que a LATAM também é a maior do Brasil. Ela detém 34% do mercado doméstico brasileiro e 20% do mercado internacional, ou seja, de voos internacionais que saem e chegam ao Brasil. Essa combinação a torna a maior companhia do país.
A empresa também possui a maior e mais variada frota de aviões, com 7 modelos de aeronaves diferentes, incluindo Airbus e Boeing. Costumeiramente, as empresas não costumam trabalhar com aeronaves de montadoras competidoras, mas a LATAM possui tantas para rotas diferentes, que acaba recorrendo a isso.
Qualidade do Serviço
Este é um aspecto que todos os passageiros se importam; o quão bem eles serão tratados. Em comparação com a Gol, a LATAM não é uma empresa aérea low-cost, porém ela opera como se fosse em algumas rotas. Isso é simultaneamente um aspecto ruim e bom.
É possível encontrar preços bons pela LATAM, especialmente em rotas populares. Isso também dependerá de qual a rota escolhida, pois diferentes linhas aéreas detém diferentes alocamentos nos aeroportos. O serviço de bordo da empresa costuma ser melhor que o da Gol, com mais opções de bebidas oferecidas, especialmente nas rotas internacionais.
Similar a Gol, a LATAM também possui várias reclamações a respeito do serviço, com foco especial em situações de cancelamento e remarcação. Passageiros reportam não conseguir o dinheiro da passagem de volta em muitas situações diferentes.
Azul Airlines
Das três empresas neste artigo, a Azul Airlines é provavelmente a menos conhecida e a menor. Dito isso, passageiros consideram a empresa como a melhor das três, oferecendo o melhor serviço e preços decentes e competitivos.
A empresa foi fundada em 2008 e desde então vem se estabelecendo como a nova cara do setor aéreo comercial brasileiro. Ela detém uma frota impressionante de 143 aviões, com a maioria sendo da montadora brasileira Embraer, alguns Airbus e alguns ATR (montadora francesa). A escolha da frota reflete a estratégia da Azul de atender mercados regionais, mas sem perda na qualidade no serviço.
Qualidade de Serviço Superior
De fato, a Azul sai na frente quando se trata da qualidade de serviço. Ao ser um passageiro da linha, você terá mais opções de alimentação durante o voo, mesmo em rotas pequenas e menos populares. Até o atendimento dos comissários de bordo é diferenciado e considerado superior ao da Latam e Gol.
Uma das desvantagens da Azul é o fato de ainda não atender muitas rotas internacionais, papel que a LATAM atualmente possui. Mas quando se trata do mercado doméstico, a escolha, quando possível, deve ser a Azul.
Estrangeiros também elogiam a empresa com frequência, citando aviões e assentos confortáveis, serviço cordial e facilidade durante toda a viagem. A Azul costuma sair na frente da Gol e LATAM com frequência, e logo estará ultrapassando ambas se continuar com esta qualidade de serviço.
Conclusão
Como já deve ter percebido, a conclusão aqui é um tanto quanto óbvia: a Azul é de fato a melhor empresa aérea brasileira das três. Ela oferece o melhor serviço dentro e fora das aeronaves, preços competitivos, rotas internacionais, domésticas e regionais, e entrega o melhor conforto das três.