A Energisa Rondônia iniciou ações para alertar a população sobre os riscos de acidentes elétricos no período de inverno. Apesar de que o número de ocorrências no estado seja considerado baixo, a empresa atua para minimizar esse tipo de impacto. Na última quarta-feira (9), a imprensa foi convidada para conhecer o plano de ação para essa frente de trabalho. Na abertura, o presidente da Energisa Rondônia, André Theobald, falou dos investimentos em melhorias do sistema de distribuição de energia elétrica para garantir melhor qualidade com mais segurança para os consumidores.
O gerente de operações, engenheiro Carlos Alexandre de Oliveira, citou as principais ocorrências e alertou para os cuidados necessários para evitar fatalidades. Explicou que são realizadas palestras de orientação e prevenção visando reduzir os casos de acidentes elétricos. Tanto no setor urbano quanto no setor rural, existem diversos cuidados a serem observados pelas pessoas.
Um dos exemplos é que “em casos de fios soltos ou queda de postes, o recomendado é comunicar de imediato o setor de operações para a rede seja desligada e equipes sejam enviadas para os devidos reparos”, destacou.
O engenheiro Osmar Pinto Junior falou sobre previsões atmosféricas e alertou que as chuvas serão intensas e acima da média, a partir deste mês de novembro, devido ao fenômeno “El Niña”. Explicou que o sistema operacional da Energisa utiliza a tecnologia NetClima que favorece acompanhar em tempo real todas as circunstâncias climáticos desde chuvas, queimadas próximas de redes elétricas, direção do vento e muitos outros recursos instantâneos.
O coordenador da Defesa Civil do Estado, Tenente Coronel BM Jaime Fernandes, destacou a importância da parceria com a Energisa que é eficiente nos atendimentos em casos de sinistros da natureza. Citou exemplos de enchentes ocorridas no estado em que a Defesa Civil teve importante apoio das equipes técnicas da Energisa.
Fonte: Diário da Amazônia