O estudante Felipe Bispo Rego teve os pneus e rodas da sua moto furtados dentro das dependências da Universidade Federal de Rondônia (Unir), na noite de quarta-feira (21), em Porto Velho. O furto aconteceu enquanto o aluno estava dentro da sala de aula.
O estudante relatou que deixou a motocicleta no mesmo lugar que deixa todos os dias: no estacionamento ao lado do prédio do curso de Ciências Contábeis, onde tem aula diariamente das 19h às 22h. Na última quarta, quando a aula acabou, ele foi surpreendido com a moto sem os pneus e rodas.
“Infelizmente, hoje em dia, não tem lugar seguro”, comentou Felipe, após ter o prejuízo.
O aluno ainda procurou o guarda do local, visto que o estacionamento fica próximo da guarita de entrada, mas não obteve informações sobre o crime.
Outros alunos relatam sentir medo pela falta de segurança dentro da Unir por causa do baixo número de guardas fazendo rondas, se comparado com o tamanho da Universidade.
Alexandre de Melo, acadêmico e coordenador geral do Diretório Central de Estudantes da instituição, afirma ainda ter preocupações quanto à falta de iluminação na Universidade.
“A gente que circula pelo campus [durante a noite], tem que andar adivinhando onde a gente tá. Tem pontos que não existe iluminação nenhuma. Segurança não existe, nós sempre ficamos pensando o pior que nos pode acontecer”, comentou.
O g1 procurou a Unir, mas não obteve posicionamento sobre o caso até a publicação desta reportagem.
*Estagiária, sob supervisão de Thaís Nauara.
Por Loide Gonçalves*, g1 RO