Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Produtora rural de Ouro Preto do Oeste é ganhadora do 2° Concacau, em Rondônia


Banner


O fortalecimento da cacauicultura foi destaque no 2º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia – Concacau, realizado pelo Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, nos dias 8 e 9 de setembro, no Espaço Beira Rio, Setor 2, em Jaru. Neste ano, a ganhadora foi uma mulher, a professora aposentada e cacauicultora Maria do Carmo Ferreira (7,4 pontos) do município de Ouro Preto do Oeste.

Para a ganhadora, que recebeu o prêmio de R$ 15 mil em dinheiro, o concurso fomentou seu ramo de trabalho construído há cinco anos. “Cresci trabalhando na lavoura, e assim que comecei a cultivar cacau tornou-se um dos desafios mais marcantes da minha vida, pois apesar de ser uma prática muito árdua que exige dedicação e tempo na rotina, tem gerado ótimos resultados. E isso nos fez levar nosso produto para concorrer, e agora receber esse reconhecimento é motivo de muita gratidão”, conta emocionada.

- Advertisement -
- Advertisement -

Além de Maria do Carmo, outros três participantes ficaram em 2º, 3º e 4º lugar, sendo o produtor rural do município de Nova União Robson Calandrelli (7,3 pontos), o cacauicultor Donizete Martinele de Mirante da Serra (7,2 pontos) e o produtor rural de Jaru, Deoclipides Pires (7,1 pontos), respectivamente. Todos os produtos utilizados na disputa foram da safra 2022.

- Advertisement -

As 50 amostras de cacau das pessoas que se inscreveram no concurso foram registradas e codificadas, e as análises físico-químicas e sensoriais das amêndoas foram avaliadas pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC), em Ilhéus – BA. No dia 8, os produtos passaram pelo processo de degustação realizado por um júri.

OPORTUNIDADES

O evento trouxe também a oportunidade para que alguns agricultores da localidade explorem o principal produto derivado do cacau (chocolate), como a agricultora Rosenir Rodrigues de Aquino. “Hoje, atuo junto com meu esposo na lavoura que pertence ao meu pai, em Jaru. Juntos,  trabalhamos para oferecer o melhor chocolate da cidade, sendo um trabalho feito com coragem e determinação da nossa família”, explica.

O Concacau visa identificar, premiar, incentivar a qualidade e promover o cacauicultor no Estado de Rondônia. Nos dois dias de evento, foram realizadas palestras sobre diversos assuntos relacionados à produção e ao mercado rondoniense do cacau.

6° MAIOR PRODUTOR DO MUNDO

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, o Brasil é o 6º maior produtor de cacau do mundo e Rondônia é o 3º maior produtor no país, ficando atrás apenas da Bahia e do Pará. Enquanto, na região Norte, o Estado ocupa a 2ª posição no ranking das melhores amêndoas, tendo como referência a cidade de Jaru, a que mais produz.

O secretário de Estado da Agricultura, Janderson Dalazen destaca que o crescimento da produção de cacau é resultado do trabalho dos produtores rurais em parceria com órgãos técnicos, que incentivam o uso de novas tecnologias sustentáveis e o melhoramento genético. “O Estado de Rondônia incentiva a revitalização da lavoura cacaueira com o transporte gratuito de calcário, distribuição de mudas, assistência técnica e agora por meio deste concurso de qualidade e sustentabilidade”, acrescenta.

 

 

Fonte: Assessoria

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z