A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na tarde e noite desta última quarta-feira, dia (31) de agosto, realizando atividades de enfrentamento ao tráfico de drogas em região de fronteira, policiamento ostensivo e fiscalização de trânsito na BR 364, realizou duas apreensões de drogas e recuperou três veículos com registro de furto/roubo.
A primeira ocorrência foi registrada às 16 horas, próximo ao km 432, no município de Jaru, onde interceptamos um Fiat Strada Working de cor prata, sendo conduzido por um homem de 40 anos. O veículo tinha em aberto uma restrição de furto/roubo, além de apresentar adulteração em seus sinais identificadores.
A segunda ocorrência foi registrada às 18 horas e 30 minutos, próximo ao km 760, no município de Porto Velho, onde identificamos um traficante (reincidente), de 24 anos, transportando 3,9 kg de CLORIDRATO DE COCAÍNA junto ao corpo.
A terceira ocorrência também foi registrada na Capital, só que às 20 horas, próximo ao km 705. Realizamos a prisão de um criminoso de 49 anos embriagado, e conduzindo uma motocicleta adulterada (com número de chassi e motor remarcados).
E por fim, mais uma ocorrência de tráfico de drogas registrada em Porto Velho, às 20 horas e 40 minutos, no km 699. Realizando fiscalização a veículo de transporte de passageiros (ônibus), realizamos a prisão de duas traficantes (uma de 24 e a outra de 22 anos), transportando CRACK, MACONHA e COCAÍNA.
No total, 5,05 KG de drogas ilícitas foram apreendidas e encaminhados à Polícia Judiciária para destruição. Os traficantes também foram conduzidos a Autoridade Policial, permanecendo à disposição do Poder Judiciário.
Os veículos recuperados (Fiat Strada e a motocicleta) foram entregues à Perícia da Polícia Técnico-Científica de Rondônia (POLITEC-RO) para procedimentos técnicos e posterior destinação. Já seus condutores foram encaminhados à Autoridade Policial para registro de ocorrência e responsabilização penal pertinente.
Conforme estimativa do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, o quilo da droga ilícita está avaliado em R$ 180.000,00. O prejuízo estimado aos criminosos é de R$ 862.200,00 reais.
Rondônia não produz cocaína, mas é um dos estados que faz fronteira com a Bolívia (um dos três maiores produtores da droga no mundo), tornando nosso território um dos corredores de escoamento da produção boliviana, que é destinada ao rentável mercado europeu. Nesse cenário, estas apreensões representam outro golpe ao crime organizado do tráfico internacional de drogas.
Assessoria PRF