Entre os vários cursos gratuitos anunciados recentemente pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep, alguns são voltados para Normas Regulamentadoras – NR de Segurança do Trabalho.
O conteúdo da NR 6 que trata de Equipamentos de Proteção Individual – EPI, aborda ações integradas de proteção, seguindo normas técnicas específicas de prevenção, educação referentes às necessidades individuais e coletivas, visando à promoção da saúde e segurança do trabalhador.
O curso sobre a Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – NR 10, desenvolve conhecimento básico sobre os riscos com instalações ou equipamentos elétricos, mede riscos, apresenta de forma abrangente sistemas de proteção coletiva e individual.
Já o curso sobre a NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis, tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para a gestão de segurança e saúde no trabalho contra os fatores dos riscos de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.
A NR 23 trata da Proteção Contra Incêndios e o curso aborda regulamentos da sua aplicação e instruções técnicas.
A NR 33 é uma norma para trabalhos confinados, que estabelece medidas de prevenção, administrativas, pessoais, de capacitação e medidas para situações de emergências.
O curso sobre a NR 6 será realizado na Escola Técnica Estadual – Etec, no turno da manhã. Já os cursos da NR 10 e da NR 20 serão realizados no turno da noite; no polo Orlando Freire, onde haverá uma turma da NR 23 pela manhã.
A capacitação para a NR 23 será ministrada também no período da noite, na Etec e o curso da NR 33 acontecerá à noite, no polo Orlando Freire.
Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, as inscrições desses cursos, assim como os demais oferecidos em diferentes áreas, podem ser realizadas até o dia 9 deste mês de forma virtual, por meio do Google Forms, conforme links disponibilizados no site do Idep https://rondonia.ro.gov.
Para se inscrever, os interessados devem ter o e-mail do Gmail, que é um requisito obrigatório. “As vagas são asseguradas para os primeiros inscritos que cumprirem todos os requisitos”, informa a presidente do Idep.
Assessoria