A Kiara* – uma Mico rondoni fêmea, também conhecida como sagui de Rondônia – estava fugindo de uma área de queimada quando acabou segurando em um fio de alta tensão e sofreu uma descarga elétrica. O caso aconteceu em Porto Velho, esta semana. Ela teve a pata direita completamente queimada.
Moradores chamaram o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para fazer o resgate do animal. Diante da gravidade do ferimento, duas médicas veterinárias ficaram encarregadas de cuidar da Kiara.
“Essa patinha estava com alteração devido a lesão da queimadura de fio de alta tensão. A gente tentou recuperar de todas as formas, mas infelizmente a gente perdeu as falanges completas, só conseguiu guardar o antebraço dela”, conta a médica Adna Chaves.
Com a patinha enfaixada, Kiara está sendo cuidada desde o dia do acidente. O objetivo das veterinárias é que ela se recupere e fique forte o suficiente para passar por uma cirurgia de amputação da parte da sua patinha que não pode ser recuperada.
Com a ajuda de parceiros, ela está sendo mantida em uma gaiola específica, alimentada com uma seringa e se recuperando. Segundo as médicas, depois que passar pela cirurgia, o Ibama deve dar a ela a destinação correta.
*O nome da Kiara foi escolhido pelo repórter André Felipe, da Rede Amazônica, durante visita para reportagem.
Fonte: G1RO