O Ministério Público Federal (MPF/RO) através de decisão da procuradora da República Gisele Dias de Oliveira Bleggi Cunha determinou o arquivamento de inquérito instaurado a fim de investigar suposta aplicação de doses vencidas de vacinas contra o Coronavírus.
Gisele Dias anotou:
“Com efeito, conforme se depreende do Ofício 530/2022 da AGEVISA (PR-RO-00010987/2022), em Rondônia não há nenhum registro oficial ou verbal, de serviços ou cidadãos, de que alguém tenha recebido dose de vacinas da COVID-19 vencidas”.
Ela prosseguiu destacando que a Coordenação Estadual de Imunizações segue as orientações do Ministério da Saúde.
Essas orientações preconizam apenas a repetição da dose em caso de administração de imunobiológicos vencidos, “o devido registro como evento adverso pós-vacinação por erro de imunização, o acompanhamento do paciente no tocante ao desenvolvimento de sinais e sintomas para a devida assistência e o posterior encerramento do caso”.
E concluiu a representante do MPF em Rondônia:
“Nesse sentido, conforme já ressaltado, como não foram constatadas aplicação de dose de vacinas com prazo de validade vencido, não há fatos que justifiquem a continuidade da presente investigação”, encerrou.
Fonte: Rondoniadinamica