Nos primeiros quatro meses do ano Rondônia os número de estupro de vulnerável subiram 9,42%, de acordo com o levantamento feito pelo g1 através de dados da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
Em 2022 foram registradas 244 ocorrências de estupro contra menores de 14 anos entre janeiro e abril. Em comparação ao mesmo período do ano passado quando o estado teve 223 registros.
O apontou que o município de Nova Brasilandia D’Oeste foi o município que teve a maior variação de casos de estupro de vulnerável, registrando 300%. No primeiro quadrimestre do ano passado o município que tem 19 mil habitantes teve apenas uma ocorrência com esse tipo de crime. Em 2022 o município já registrou quatro crimes de estupro de vulnerável, quando a pessoa que venha a ter relações sexuais com adolescentes de até 14 anos. De acordo com o Código Penal, a pena para esse tipo de crime varia de 8 a 15 anos de prisão.
Na segunda maior cidade do estado, Ji-Paraná, os casos de estupro cresceram 50% no primeiro quadrimestre deste ano. No total foram realizadas novas 24 ocorrências, no mesmo período do ano passado foram 16.
Outros municípios que também tiveram grande aumento percentual nos casos de estupro de vulnerável. Em Monte Negro 6 casos ( aumento de 200%), Alta Floresta do Oeste 4 ocorrências (crescimento de 100%), Itapuã do Oeste 4 registros (aumento de 100%), Jaru 8 estupros (aumento de 100%).
Já na Capital a maior população do estado, não teve aumento percentual nos casos estupros de vulnerável. Foram 57 ocorrências atendidas pelas delegacias da capital nos quatro primeiros meses do ano.
Especialistas dizem que o número de casos de estupro de vulnerável no estado pode ser maior do que o oficial, pois muitos casos não chegam ao conhecimento das autoridades, principalmente em casos que o suspeito ameaça a vítima.
Com informações do G1