A nova campeã gir leiteiro, a Iluminada Teatro FIV do Fundão, produziu 80,15 kg em 24 horas.
A vaca, que tem 8 anos e está no quarto parto, expressou todo seu potencial leiteiro.
O feito, superou o recorde anterior, de 78 kg, conquistado durante o Torneio Leiteiro da ExpoGil em 2017.
Outro recorde batido durante a Expozebu foi a arrematação de uma vaca com valorização recorde de R$ 7.98 milhões, a maior já atingida por um animal nelore.
A vaca que participou do concurso leiteiro é filha de Teatro da Silvânia. Segundo o coordenador de Produto e Atendimento Leite da ABS, Fernando Rosa, a família Teatro representa imensa relevância para o agronegócio.
“A importância do Teatro para a pecuária é certamente muito grande, pela qualidade de suas filhas, pela produção de leite e estrutura corporal. Essa importância levou à produção de seu clone, o Teatro II da Silvânia. O Teatro II, que integra a bateria de touros da ABS, é um dos líderes de vendas da empresa e possui inúmeros clientes satisfeitos com sua produção”, diz Rosa.
O concurso foi organizado em três ordenhas diárias, às 6 horas, 14 horas e 22 horas, no complexo Leiteiro Vanderley de Andrade.
As ordenhas oficiais começaram no dia 1° de maio, às 14 horas.
Todo o processo foi fiscalizado pelos jurados 24 horas por dia, até o dia 4 de maio.
A competição foi dividida em três campeonatos, por raça, em função da idade: fêmea jovem, com menos de 36 meses; vaca jovem de 36 até 48 meses; e vaca adulta, superior a 48 meses. A vaca recordista se encaixou na última categoria.
O resultado final do concurso, foi obtido por meio de eliminação da ordenha com maior litros de leite, entre as dez oficiais durante o concurso.
A base desse processo foi a produção total de leite e leite corrigido para sólidos totais e a produção média de leite e leite corrigido para sólidos totais em 24 horas.
O encerramento do Concurso Leiteiro e divulgação dos resultados foi realizado nesta quarta-feira (4), no Complexo Leiteiro Vanderley de Andrade, como parte da programação da ExpoZebu.
No total, 71 matrizes foram inscritas para a prova esse ano, recorde da feira.
* Sob supervisão de Gabriel Azevedo