Cerca de 200 pessoas fizeram fila no TRE para emitir ou regularizar o título na manhã desta terça (3). Segundo TRE, mais de 12 mil jovens entre 15 e 17 anos, fizeram a emissão do documento.
Cerca de 200 pessoas formaram fila na entrada do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na manhã desta terça-feira (3) em Porto Velho. Segundo o TRE, o número de jovens com idade entre 15 e 17 anos, em que o voto é facultativo, dobrou no últimos 10 dias.
Felipe Gabriel da Cruz, de 16 anos, é de Canutama (AM) e se deslocou ao TRE, junto com o pai, Elias Martins, para poder exercer o direto ao voto nas eleições deste ano.
“Eu quero votar para melhorar nosso país. Tem que ter o compromisso de votar”, disse.
Elias explica que também precisou comparecer ao TRE para fazer a transferência do domicílio eleitoral. Segundo ele, a regularização eleitoral é um exemplo para o filho.
“O exemplo arrasta muito mais do que fala. Nós nos mudamos para cá e eu precisar fazer a atualização do meu título. Aproveitei para trazer e explicar a importância do voto ao meu filho”, disse.
Desde às 5h, Edilena Castro acompanha a filha, Yasmim, de 18 anos, para fazer a emissão do título. Ao g1, a mãe ressalta que a filha estava ansiosa para fazer a retirada da primeira via do título de eleitor.
“Assim que ela completou 18 anos, ela quis tirar o título. Ela sempre fala sobre política em casa e da importância do voto. Ela senta comigo e me explica que a mudança do país está no voto consciente. Hoje, ela está muito empolgada para fazer a retirada do título”.
Dobro de eleitores
A diretora geral do TRE-RO, Lia Maria Araújo Lopes, revelou que no período de 10 dias, a quantidade de jovens de 15 a 17 anos que tiraram o título de eleitor, dobrou.
“A Justiça Eleitoral havia feito o levamento de cerca de 6 mil jovens, entre 15 e 17 anos, tinham tirado o título de eleitor. Hoje, com toda a campanha e auxílio da imprensa, tivemos a informação de que esse número dobrou. São jovens em que o voto é facultativo. Estamos em torno de 12 mil jovens com título de eleitor”, diz com alegria.
Por: G1/RO