Fraco, inexperiente, desarticulado politicamente e em fim de mandato, o governador Marcos Rocha (União Brasil) sofreu, na noite desta terça-feira, 19, uma derrota flagorosa na Assembleia Legislativa de Rondônia, ao ter rejeitado, por 21 votos contrários, o nome de Jailson Viana da Almeida, seu candidato à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas Estadual.
Dos 24 deputados estaduais, dois estavam ausentes da sessão : Rosângela Donadon, do mesmo partido do chefe do Poder Executivo estadual, e o Cabo Jhony Paixão (PSDB). O presidente do Legislativo, Alex Redano (Republicanos), se absteve regimentalmente.
O indicado por Marcos Rocha iria substituir o conselheiro Benedito Antônio Alves, que se aposentou.
DERROTA HISTÓRICA
É a primeira vez na história, desde a criação do Tribunal de Contas, no ano de 1983, que um nome indicado pelo Executivo é rejeitado pelo Legislativo.
Contador, Jailson Viana caiu nas graças do governador, de quem foi secretário-adjunto do Planejamento, mas também já serviu à administração petista do ex-prefeito Roberto Sobrinho, como diretor da Emdur – Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho.
“Ele é um ilustre desconhecido e não tem bom trânsito na Assembleia”, resumiu um parlamentar ao justificar a rejeição.
Texto alterado para a correção de informação sobre o posicionamento do deputado Eyder Brasil, que votou contra a indicação, e não favorável como foi publicado erroneamente pelo Tudorondonia.
Fonte: Tudo Rondônia.