Sábado, 11 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Sábado, 11 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Tributos estaduais poderão ser pagos com uso de QR code através de PIX em Rondônia




A partir de 10 de abril, será possível pagar os tributos em Rondônia através do PIX. O pagamento de impostos por meio dessa modalidade já é uma realidade em alguns estados como São Paulo, Piauí, Acre, Paraná e Rio Grande do Sul. Graças a essa novidade, o contribuinte terá mais facilidade para efetuar o pagamento do imposto em qualquer lugar e a qualquer hora do dia e da semana.

A nova medida atende ao Plano Estratégico do Governo de Rondônia reforçando práticas modernas de planejamento, arrecadação, gestão, legalidade, conformidade e transparência permitindo a otimização dos recursos disponíveis para atendimento às necessidades da sociedade.

O documento de arrecadação continua obrigatoriamente sendo recolhido através do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare) o que muda é que além do código de barras, vai ser incluído o QR code para o pagamento de PIX.

- Advertisement -
- Advertisement -

É importante destacar que essa é a única forma de pagamento, já que é essa codificação que vai vincular o pagamento do imposto ao contribuinte, gerando as informações necessárias para a baixa do débito no sistema da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin).

- Advertisement -

Não serão aceitas transferências via PIX direto para contas do Estado ou outra forma além da liquidação através do Dare. A Sefin destaca ao contribuinte a importância de ficar atento para não continuar com seus débitos em aberto.

Todos os tributos que o Estado arrecada, como Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS), e as demais receitas onde o pagamento é feito através de Dare poderão ser pagos via PIX.

Para baixar a guia de recolhimento e efetuar o pagamento do tributo através do QR code impresso no Dare, basta ir na página da Sefin ou entrar no portal do contribuinte.

 

Fonte
Texto: Vanessa Mafra
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas