Ariquemes (RO) entrou em alerta para uma possível epidemia de dengue. Isso porque em menos de três meses os casos da doença triplicaram na cidade.
Segundo o Setor de Endemias do município, os casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti já são superiores ao registrados em todo o ano passado.
Durante os 12 meses de 2021 foram 90 casos de dengue, zika e chikungunya. Já neste ano Ariquemes registrou 310 casos das três doenças, isso entre 1° de janeiro e 23 de março.
O último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa), feito em janeiro, apontou 5,0% de incidência do mosquito nas residências de Ariquemes, o que é considerado muito alto.
Os bairros em que mais foram confirmados casos de dengue são os setores 2, 3, 5 e 6, além do distrito Bom Futuro.
Clarismundo Lopes, coordenador de endemias de ariquemes, explicou a preocupação das autoridades para que a situação não vire uma epidemia.
“O Ministério da Saúde recomenda até 1,0% a taxa para que o município não tenha risco de uma epidemia e o LIRAa de janeiro deu 5,0, ou seja estamos em alto risco no risco de uma epidemia, apesar que a gente imagina que está chegando o período de estiagem, mas o índice de infestação predial contia altíssimo”, diz Clarismundo
Um novo LIRAa deve ser realizado em ariquemes no mês de abril.
De acordo com o coordenador de endemias, assim que novos casos de dengue são confirmados é feito um bloqueio, com aplicação de inseticida nas proximidades da residência.
Mas ele ainda reforça que, para combater o mosquito, é preciso a conscientização da população.
“Não basta só a gente estar fazendo o bloqueio e o controle vetorial se o morador não faz a parte dele. Só a gente do poder público não conseguimos baixar o índice de infestação e eliminar os criadores do mosquito da casa do morador. Cada um é responsável pelo quintal da sua residência”, diz Clarismundo.
Sintomas da dengue
Existem quatro tipos do vírus da dengue: O DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. Eles causam os mesmos sintomas. A diferença é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele. Ou seja, na vida, uma pessoa só pode ter dengue quatro vezes.
70% a 90% das pessoas que pegam a dengue pela primeira vez não têm nenhum sintoma. Nos casos mais graves, a doença pode ser hemorrágica ou fulminante, levando à morte.
Os sintomas mais graves da doença incluem:
- Dor intensa na barriga
- Sinais de desmaio
- Náusea
- Falta de ar
- Tosse seca
- Fezes pretas
- Sangramento
FONTE: G1RO