Projetos de melhorias foram detalhados e demandas colhidas para implementar novos avanços para os feirantes
Com projetos de requalificação das feiras e incentivo ao uso dos espaços públicos das feiras como área de convivência popular, a Prefeitura de Vilhena se reuniu com feirantes recentemente para levantar demandas e também debater a atualização do regulamento normativo do comércio nas feiras livres da cidade, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri).
Na reunião estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura, Geovane da Veiga, a adjunta da pasta, Marcela Almeida, o coordenador das Agroindústrias e Feiras, Rogério Salani e o engenheiro agrônomo responsável pelas visitas técnicas, Gustavo Lisboa, bem como comerciantes das feiras no município.
De acordo com o coordenador das feiras, Rogério Salani, o objetivo da reunião foi atualizar os feirantes. “Foram esclarecidos vários pontos e algumas novidades para este ano nas feiras. Uma das novidades é a requalificação das feiras dos bairros BNH e São José, que em breve devem ter as obras iniciadas. Também foi informado sobre a atualização do cadastro e cursos de Boas Práticas de Fabricação, as BPF”, enfatizou Salani.
Para a adjunta da Semagri, Marcela Almeida, a reunião serviu para alinhar questões importantes sobre as feiras do município. “A feira é um sistema cultural, as pessoas gostam de feiras por cultura e em Vilhena as pessoas frequentam todas as semanas. Com a demanda da requalificação das feiras no BNH e São José, os locais ficarão com aparência estética melhor, ganharão espaços de convivência, se tornando pontos de interesse para a comunidade frequentar também durante a semana inteira, mesmo quando não houver feira”, acrescentou Marcela.
A feirante Alice Villani conta que a reunião foi produtiva. “Achei vários pontos importantes sobre o decreto do comércio das feiras livres. Desde o cadastramento até as punições por não se respeitar a higiene e cuidados com os alimentos. Embora nós, feirantes tenhamos direitos, também temos deveres uns com os outros, com os clientes e com o poder público. Outra questão que achei interessante foram esses projetos das feiras que vão ficar bonitas e boas pra gente trabalhar. Foi um encontro bom também para falarmos ao secretário das manutenções que precisam ser feitas de imediato. As feiras do nosso município são um patrimônio cultural, essa valorização é imporatntíssima”, completou.
Semcom