Além de agentes públicos, alunos e representantes indígenas puderam contribuir no evento
Na manhã desta quinta-feira, 24, em parceria com a Prefeitura de Vilhena, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) promoveu o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, com a participação de agentes políticos, do Ministério Público e membros da comunidade urbana e indígena.
Participaram do fórum, compondo a mesa de autoridades, a vice-prefeita Patrícia da Glória, a secretária municipal de Assistência Social, Lucélia Vargas, a secretária municipal de Educação, Amanda Areval, a secretária municipal de Saúde, Weslaine Amorim, o vereador Wilson Tabalipa, a articuladora do selo Unicef Marcia Trajano, a promotora Yara Travalon e o pastor e presidente do CMDCA, Genivaldo Santos. Estiveram no evento também os vereadores Zé Duda e Wilson Tabalipa, servidores municipais, alunos de programas sociais e integrantes de etnias indígenas.
Fazendo uso da palavra, a promotora Yara Travalon parabenizou as autoridades municipais pelo engajamento na luta pela certificação do Unicef. “Eu sempre falo aos meus colegas de fora que sou privilegiada porque aqui o Ministério Público não precisa ficar sempre atrás e cobrando as autoridades. A Prefeitura de Vilhena tem uma equipe que está sempre engajada na busca por essa certificação, que é uma prova do desenvolvimento e busca por dignidade aos mais vulneráveis”, garantiu.
A vice-prefeita de Vilhena comemorou a realização do fórum, que dá voz à sociedade civil na busca por ideias que promovam ações de melhorias aos mais necessitados. “É um momento muito importante, pois com a abertura desse diálogo, podemos ouvir também as pessoas, inclusive nossos jovens, que estão aqui sendo representados pelos alunos da escola municipal Almirante Tamandaré. Esses são nossos representantes no futuro, que desde já estão se envolvendo nas políticas públicas que promovem mais igualdade e dignidade”, assegurou.
O Fórum Comunitário serviu também para ouvir ideias de projetos apresentados pelos alunos da Almirante Tamandaré, como a promoção de debates sobre a gravidez na adolescência e reciclagem, promovendo a participação dos jovens e adolescentes no debate público e dando oportunidade para que possam ter voz dentro da política municipal.
Semcom