A deputada federal Silvia Cristina anunciou junto do prefeito Eduardo Japonês e da vereadora Nica Cabo João a criação, ainda em 2022, do Instituto de Prevenção do Câncer de Vilhena. A iniciativa é fruto de parceria entre a parlamentar e a Prefeitura de Vilhena, na qual Silvia disponibilizará equipamentos, profissionais especialistas e expertise de atendimento, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) fará reforma e ampliação do prédio onde atualmente funciona a Central de Regulação, ao lado do Hospital Regional de Vilhena, permitindo a instalação da entidade no local.
“Serão oferecidos exames de ultrassonografia, papanicolau, tomografia, mamografia, biópsia de mama, triagem para câncer de pele e ações de prevenção ao câncer em geral. Depois que esses procedimentos para a saúde feminina estiverem funcionando, vamos expandir para prevenção do câncer de próstata também. O prefeito me garantiu que em uns 45 dias já teremos reformado o espaço e na sequência, até abril ou maio, vamos enviar os equipamentos e providenciar os especialistas para começar o atendimento”, garantiu a deputada federal.
Eduardo Japonês visitou o prédio que será transformado no Instituto, também chamado popularmente de “Casa Rosa”, e agradeceu à deputada pela parceria com Vilhena. “Fazendo uma política construtiva, os resultados para a população são sempre maiores. Milhares de mulheres de Vilhena e de toda a região serão beneficiadas com esses exames e Vilhena se tornará o segundo instituto público do tipo em Rondônia, virando uma referência para toda a região. A população de Vilhena agradece imensamente, deputada”, assegurou o prefeito Eduardo.
Na visita também estiveram a secretária municipal de Saúde, Weslaine Amorim, a vereadora Nica Cabo João, o secretário parlamentar Aparecido Miguel Pereira, e técnicos da Saúde.
A vereadora Nica acompanhou a visita e comemorou a conquista. “Trabalhamos em parceria com o Executivo para trazer resultados concretos. Há alguns meses visitamos o Hospital do Amor em Ji-Paraná, construído com recursos da Silvia Cristina, e tratamos da instalação da Casa Rosa aqui em Vilhena. É muito bom ver que as soluções vai saindo do papel e a população vai recebendo os atendimentos adequados”, garantiu Nica.
Parte dos equipamentos necessários já foi comprada, os trabalhos de engenharia começaram nesta quarta-feira com vistorias do espaço para elaboração das adequações necessárias, enquanto as obras de reforma devem começar em breve. A ação envolve o investimento de vários milhões de reais de recursos federais por parte da deputada federal Silvia Cristina, defensora da saúde da mulher, em especial de medidas contra o câncer.
Mais informações sobre este e outros assuntos da Saúde podem ser conseguidos através do WhatsApp institucional 3322-2945.
Semcom