O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para seis cidades de Rondônia. O aviso, válido até terça-feira (8), prevê perigo potencial de chuvas e ventos intensos nas cidades:
- Alto Paraíso
- Candeias do Jamari
- Cujubim
- Itapuã do Oeste
- Porto Velho
- Vilhena
O alerta prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia. Além disso, há possibilidade de ventos intensos entre 60 e 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Chuvas na capital
Na última semana, diversas ruas de Porto Velho ficaram completamente alagadas durante uma chuva intensa que atingiu a cidade. Imagens que circularam nas redes sociais mostram carros e motos ilhados em meio a enchentes e alguns motoristas tentando atravessar ruas inundadas.
Em entrevista ao g1, um morador da capital relatou que por causa das chuvas, teve um prejuízo de cerca de R$ 5 mil. Ele revelou que perdeu praticamente todos os móveis.
Para tentar amenizar o problema, que segundo os moradores, é recorrente, a prefeitura de Porto Velho informou que “diversas obras na cidade estão sendo realizadas, inclusive com o serviço de drenagem, além da limpeza de canais e bueiros para garantir a vazão das águas pluviais”.
Mínimas e máximas
O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) prevê dia com céu nublado a encoberto na capital e nas cidades do Vale do Jamari, Baixo Madeira e na região nordeste do estado.
De acordo com o órgão, “áreas de instabilidade organizadas pelo aumento do fluxo de umidade no sul da Amazônia se espalham por parte de Rondônia neste começo de semana.”
- Em Porto Velho, a mínima para terça-feira é de 23ºC e a máxima de 30ºC.
- Em Ariquemes, a mínima é de 22ºC e a máxima de 30ºC.
- Em Ji-Paraná, a mínima é de 23ºC e a máxima de 32ºC.
- Em Cacoal, a mínima é de 23ºC e a máxima de 31ºC.
- Em Guajará-Mirim, a mínima é de 23ºC e a máxima de 31ºC.
Fonte: G1/RO