O nível do rio Madeira em Porto Velho continua abaixo da média nesta terceira semana de janeiro. Na manhã desta terça-feira (18) a régua registrava 9,90 metros, na região urbana da capital.
De acordo com boletim de acompanhamento da Bacia do Rio Madeira, no mesmo dia do ano passado o rio Madeira estava em 12,13 metros.
Neste ano de 2022, a única vez que o Madeira se aproximou dos 12 metros foi em 3 de janeiro, quando a régua registrou 11,83 metros.
Para o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o atual nível do Madeira está abaixo da média e ainda considerando a previsão meteorológica, que indica chuvas de intensidade moderada nos próximos 15 dias, é provável que o nível do rio Madeira se mantenha estável.
“Desse modo, não é provável que o rio atinja a zona de atenção para máximas nas duas próximas semanas.”, diz o CPRM
Cotas do rio
O rio entra em cota de atenção quando atinge os 14 metros e cota de atenção a partir dos 15, o que é para acontecer apenas em fevereiro de 2022.
Segundo o CPRM, o rio só entra em cota de transbordamento quando ultrapassa a marca de 17 metros.
A cota de inundação do Madeira, de 17 metros, não foi atingida em 2021. O maior nível registrado no ano passado foi em 4 de março, quando marcou 16,53 metros.